Alfabetização e consciência metalingüística: um estudo com adultos não alfabetizados

Autores

  • Márcia Maria Elia Peruzzi da MOTA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nelimar Ribeiro de CASTRO Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

alfabetização, consciência sintática, desenvolvimento metalingüístico

Resumo

Este estudo - com vinte e cinco adultos (5 não alfabetizados, 7 com nível de leitura intermediário e 13 com nível de leitura mais avançado) - foi delineado para investigar o papel da alfabetização no desenvolvimento da consciência metalingüística. Os adultos realizaram várias tarefas de consciência sintática e fonológica. Os resultados das análises de variância não paramétricas realizadas mostraram que os adultos não alfabetizados tiveram performances inferiores, em geral, a dos alfabetizados. No entanto pouca diferença foi encontrada entre os grupos de leitores. Os resultados sugerem que a alfabetização tem um efeito no desenvolvimento metalingüístico.

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

MOTA, M. M. E. P. da ., & CASTRO, N. R. de . (2007). Alfabetização e consciência metalingüística: um estudo com adultos não alfabetizados. Estudos De Psicologia, 24(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6857