A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva

Autores

  • Paula Guimarães Motta CANHO Universidade de São Paulo
  • Carmen Maria Bueno NEME Universidade Estadual Paulista
  • Midori Otake YAMADA Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Psicologia, Figura do pai, Família

Resumo

Este estudo visou investigar as vivências emocionais e mecanismos de defesa de pais de crianças com deficiência auditiva. Foram entrevistados 12 genitores masculinos, de 25 a 38 anos, com escolaridade de primeiro grau incompleto a superior incompleto. Dos entrevistados, sete eram pais de filhos únicos, três, pais pela segunda vez e um pai pela terceira vez da criança com necessidade específica. As respostas foram categorizadas e analisadas com base no referencial psicodinâmico e apresentam vivências de choque, ansiedade e angústia e o uso de mecanismos de defesa frente ao diagnóstico e implicações da deficiência. As defesas constatadas foram analisadas como reações situacionalmente esperadas, podendo favorecer formas mais realistas de enfrentamento posterior. Sugere-se que, assim como mães, pais vivenciam impacto e dificuldades emocionais frente ao diagnóstico de seus filhos. Diferenças de papéis familiares facilitam ao pai um menor envolvimento na educação da criança, devendo-se valorizar a sua importância no processo de reabilitação.

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Publicado

2006-09-30

Como Citar

CANHO, P. G. M., NEME, C. M. B. ., & YAMADA, M. O. . (2006). A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva. Estudos De Psicologia, 23(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6798