A inclusão escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano escolar

Autores

  • Andréa Perosa Saigh JURDI Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia Toledo de Moraes AMIRALIAN Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Deficiência mental, Inclusão escolar, Terapia ocupacional, Winnicott

Resumo

Parte-se do princípio de que, apesar da legislação existente em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência mental, ainda ocorre sua exclusão nas relações cotidianas que se estabelecem na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a atividade proposta pela terapia ocupacional poderia interferir e modificar as relações estabelecidas em relação aos alunos com deficiência mental no ambiente escolar. Por meio do relato de uma experiência de intervenção realizada por estagiários de Terapia Ocupacional no horário de recreio de uma escola estadual de ensino fundamental da cidade de São Paulo, procuramos verificar se a atividade proposta - a atividade lúdica - provocaria possibilidades de encontro entre os alunos da classe especial e os outros alunos, propondo mudanças no processo de inserção escolar dos alunos com deficiência mental. A análise qualitativa da intervenção realizada vem apontar as dificuldades que o ambiente escolar apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com o aluno com deficiência mental. Permeada por preconceitos e desconhecimento, as relações que se desenrolam no ambiente escolar reforçam, para o aluno com deficiência, o papel cristalizado no insucesso e no fracasso escolar, impossibilitando-o de ressignificar sua ação como indivíduo criativo, perpetuando um padrão de relacionamento que impede o processo de uma real inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amiralian, M. L. T. M. (2003). A clínica do amadurecimento e o atendimento às pessoas com deficiências. Natureza Humana, 5 (1), 205219.

Bueno, J. G. S. (1999). Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente (pp.1553). São Paulo: Educ.

Ezpeletta, J., & Rockwell, E. (1989). Pesquisa participante (pp.74120). São Paulo: Cortez.

Freller, C. C. (1999). Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem. Revista de Psicologia USP, 10 (2), 189203.

Jerusalinsky, A., et al. (1999). Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artes e Ofícios.

Jordão, M. C. M. (2001). A criança, a deficiência e a escola: uma intervenção orientada pela psicanálise Dissertação nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Jurdi, A. P. S (2004). O processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental: a atuação do terapeuta ocupacional. Dissertação nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Kupfer, M. C., Cufaro, A. C., Boudard, B., Baratto, G., Mena, L. F. B., Pavone, S., Leão, S. C., Magalhães, S. C., Mariage, V., Sayão, Y., Rafaeli, Y. M., & Vanderveken, Y. (Orgs.). (2000). Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais de desenvolvimento (pp.8999). São Paulo: Ágalma.

Mazzotta, M. J. S., & Sousa, S. M. Z. (2000). Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Estilos da Clínica, 5 (9), 96108.

Mittler, P. (2003). Educação inclusiva: contextos sociais (pp.2396). São Paulo: Artmed.

Rosa, S. S. (1996). A dissociação do self e suas implicações na educação. Revista Percurso,17 (2), 7583.

Winnicott, D. W. (1975). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In O brincar e a realidade (pp.1344). Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1983). Moral e educação. In O ambiente e os processos de maturação (pp.8898). Porto Alegre: Artes Médicas.

Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana (pp.25180). Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1999). O aprendizado infantil. In Tudo começa em casa (pp.137144). São Paulo: Martins Fontes.

Winnicott, D. W. (2000). A mente e sua relação com o psicossoma (pp.409425). In Da pediatria à psicanálise Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

JURDI, A. P. S. ., & AMIRALIAN, M. L. T. de M. . (2006). A inclusão escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano escolar . Estudos De Psicologia, 23(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6792