A experiência religiosa: estudando depoimentos

Autores

  • Mauro Martins Amatuzzi PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

experiência religiosa, depoimentos, psicologia fenomenológica

Resumo

O presente trabalho dá continuidade a um artigo anterior que buscava uma definição de experiência religiosa em termos teóricos. Aqui se pretende chegar a uma estrutura descritiva dessa experiência a partir de depoimentos. Depois de um contato com pesquisas recentes que podem ser lidas a partir da mesma preocupação, relata-se e analisa-se um depoimento escolhido por sua riqueza de dados, buscando-se seus elementos significativos e articulando-os em uma síntese. Esses resultados são interpretados à luz do confronto com a literatura levantada neste artigo e no anterior. Conclue-se com cinco pontos descritivos deste tipo de experiência: trata-se da experiência de uma relação com o absolutamente transcendente, vivida na trama da vida cotidiana da pessoa; é uma experiência que inclui a compreensão de seu significado religioso; vivida como a experiência de uma integração do mundano com o transcendente, necessária para compreendê-Io; ocorre no interior de um processo de transformação da pessoa a partir de uma relação dialógica com os acontecimentos, e onde a própria experiência religiosa se confirma e se clarifica progressivamente; e, finalmente, é uma experiência que produz uma leveza de vida, uma valorização do humano e do natural, e um envolvimento ativo com as coisas desse mundo, sob um enfoque novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amatuzzi, Mauro M. (1997). A experiência religiosa: busca de uma definição. Estudos de Psicologia (no prelo).

Buber, Martin (1984). clipse de Dios estudios sobre Ias relaciones entre Religión y Filosofia. Buenos Aires, Nueva Visión (as conferências originais são de 1951).

Buber, M.(l991). Encontro - Fragmentos Autobiográficos. Petrópolis/RJ, Vozes.

Ellwood, Robert S. (1994). "Religious Experience" and Socialization: A Response to David Hay. The lnternational Journal for the Psychology of Religion, 4 (1):25-28.

Fowler, James W. (1992). Os Estágios da Fé - A Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Busca de Sentido. São Leopoldo/RS: Sinodal. (Original americano, copyriht 1981).

Giorgi, Amedeo (1985). Sketch of a psychological phenomenological method. In: GIORGI, A. (ed.) (1985). Phenomenology and psychological research. Pittsburgh/PA: Duquesne University Press, 8-22.

Hay, David (1994). "The Biology of God": What is the Current Status of Hardy's Hypothesis? The lnternational Journal for the Psychology of Religion,4(1):1-23.

James, William (1991). As Variedades da Experiência Religiosa. (Um estudo sobre a natureza humana). Trad.Octávio Mendes Cajado. S.Paulo, Ed.Cultrix (original americano de 1902).

Meslin, Michel (1993). A experiência humana do divino-fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis/RJ: Vozes. (Original francês, copyright de 1988)

Muchielli, Alex (1991). Les méthodes qualitatives. Paris: P.U.F.

Tamminen, Kalevi (Univ.of Helsinki) (1994). Religious Experiences in Childhood and Adolescence: A Viewpoint of Religious Development Between the Ages of 7 and 20. The lnternational Journalfor the Psychology of Religion, 4(2): 61-85.

Tomka, Miklós (1997). A fragmentação do mundo das experiências na época moderna. Concilium, 271(3): 11-27 [387-403] .

Vaz, Henrique de Lima (1986). Escritos de Filosofia: problemas de fronteira. S.Paulo, ed.Loyola.

Downloads

Publicado

1998-12-31

Como Citar

Amatuzzi, M. M. . (1998). A experiência religiosa: estudando depoimentos. Estudos De Psicologia, 15(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5820