Adoção no Contexto Escolar

explorando olhares

Autores

Palavras-chave:

Adoção, Aprendizagem, Contexto escolar

Resumo

Objetivo
Este artigo buscou analisar as percepções de pais e professores a respeito da trajetória escolar de crianças adotadas. Para isto, entrevistamos professores do Ensino Fundamental (3º ao 7º ano) e pais adotivos, investigando como compreendem a existência de possíveis sucessos e dificuldades escolares nas crianças adotadas, e se há relação entre adoção e atuação escolar.

Método
Utilizamos a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações, buscando compreender e investigar as percepções dos entrevistados de forma contextualizada e articulada. Entendemos ser importante ir além da análise de componentes individuais da criança (como filho biológico ou adotivo), considerando a rede interacional e o contexto em que ela está inserida.
Resultados
Como resultados, os professores atribuíram à “estrutura familiar” influência direta na aprendizagem, enquanto os pais focalizaram suas representações em questões individuais dos filhos.
Conclusão
As dificuldades e os sucessos escolares das crianças, portanto, não foram diretamente relacionados à adoção, mas às vivências anteriores e ao contexto familiar atual.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

CASTRO, L. F. R. F. de, & ROSSETTI-FERREIRA, M. C. T. (2023). Adoção no Contexto Escolar: explorando olhares. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10430

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL