Treinamento de habilidades sociais como estratégia de combate ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero

Autores

Palavras-chave:

Comportamento do adolescente, Habilidades sociais, Discriminação Sexual e de Gênero, Diversidade de Gênero, Homofobia

Resumo

Objetivo
Verificar a efetividade de um programa de treinamento de habilidades sociais na redução do preconceito contra a diversidade sexual.
Método
Participaram 22 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do 9º ano de escola pública. Os instrumentos de avaliação foram o Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes e a Escala de Preconceito contra a Diversidade Sexual e de Gênero. Ambas aplicadas antes e após o treinamento.
Resultados
Os resultados indicaram a redução significativa nos níveis de preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, aumento da frequência da emissão de habilidades relacionadas à assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social e diminuição das dificuldades alusivas à civilidade.
Conclusão
O programa de treinamento de habilidades sociais se mostrou eficaz indicando que esta é uma ferramenta viável para uma maior aceitação da diversidade sexual e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allport, G. (1954). The nature of prejudice. Addison-Wesley.

Andreo, C., Peres, W. S., Tokuda, A. M. P., & Souza, L. L. (2016). Homofobia na construção das masculinidades hegemônicas: queerizando as hierarquias entre gêneros. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(1), 46-67.

Burk, J., Park, M., & Saewyc, E. M. (2018). A Media-Based School intervention to reduce sexual orientation prejudice and its relationship to discrimination, bullying, and the mental health of lesbian, gay, and bisexual adolescents in Western Canada: A population-based evaluation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(11), 2447. https://doi.org/10.3390/IJERPH15112447

Campos, J. R., del Prette, Z. A. P., & del Prette, A. (2018). Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, e36. https://doi.org/10.1590/0102.3772E3446

Costa, A. B., Bandeira, D. R., & Nardi, H. C. (2015). Avaliação do preconceito contra diversidade sexual e de gênero: construção de um instrumento. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 163-172. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200002

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Inventário de habilidades sociais para adolescentes (IHSA-Del-Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. Casa do Psicólogo.

Dovidio, J. F. (2001). On the nature of contemporary prejudice: The third wave. Journal of Social Issues, 57(4), 829-849. https://doi.org/10.1111/0022-4537.00244

Espelage, D. L., Valido, A., Hatchel, T., Ingram, K. M., Huang, Y., & Torgal, C. (2019). A literature review of protective factors associated with homophobic bullying and its consequences among children & adolescents. Aggression and Violent Behavior, 45, 98-110. https://doi.org/10.1016/J.AVB.2018.07.003

Fish, J. N., & Exten, C. (2020). Sexual orientation differences in alcohol use disorder across the adult life course. American Journal of Preventive Medicine, 59(3), 428-436. https://doi.org/10.1016/J.AMEPRE.2020.04.012

Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D., Comodo, C. N., del Prette, Z. A. P., & del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(2), 217-231. https://doi.org/10.31505/RBTCC.V21I2.1162

Gaspodini, I. B., & Falcke, D. (2019). Estudos psicológicos brasileiros sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(2), 59-79. https://doi.org/10.5433/2236- 6407.2019v10n2p59

Herek, G. M. (2000). The Psychologyof Sexual Prejudice. Current Directions of Psychological Science, 9(1), 19-22. https://doi.org/10.1111/1467-8721.00051

Jomar, R. T., Fonseca, V. A. O., & Ramos, D. O. (2021). Effects of sexual orientation-based bullying on feelings of loneliness and sleeping difficulty among Brazilian middle school students. Jornal de Pediatria, 97(2), 233-241. https://doi.org/10.1016/j.jped.2020.03.005

Leme, V. B. R., del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2015). Social Skills, Social Support and Well-Being in Adolescents of Different Family Configurations. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 9-17. https://doi.org/10.1590/1982- 43272560201503

Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M., & del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for Adolescents in Vulnerable Social Contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. https://doi.org/10.1590/1413- 82712016210313

Madžarević, G., & Soto-Sanfiel, M. T. (2019). Reducing homophobia in college students through film appreciation. Journal of LGBT Youth, 16(1), 18-37. https://doi.org/10.1080/19361653.2018.1524321

Maia, D. D. S., & Lobo, B. D. O. M. (2013). O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola. Psicologia em Revista, 19(1), 17-29. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013V19N1P17

Mereish, E. H., & Miranda, R. (2019). Exposure to stigma elicits negative affect and alcohol craving among young adult sexual minority heavy drinkers. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, 43(6), 1263-1272. https://doi.org/10.1111/ACER.14055

Murta, S. G., del Prette, A., & del Prette, Z. A. (2010). Prevenção ao sexismo e ao heterosexismo entre adolescentes: contribuições do treinamento em habilidades de vida e habilidades sociais. Psicologia da Criança e do Adolescente, 2, 73-86.

Natarelli, T. R. P., Braga, I. F., Oliveira, W. A., & Silva, M. A. I. (2015). The impact of homophobia on adolescent health. Escola Anna Nery, 19(4), 664-670. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150089

Peculea, L., & Bocos, M. (2013). Development of social and emotional skills through intervention programs among adolescents. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 76, 618-623. https://doi.org/10.1016/J. SBSPRO.2013.04.175

Pereira-Guizzo, C. S., del Prette, A., del Prette, Z. A. P., & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. https://doi.org/10.1590/2175-35392018035449

Polan, J. , S. R., & McMorris, B. (2010). Are young adolescents’ social and emotional skills protective against involvement in violence and bullying behaviors? Journal of Adolescent Health, 46(2), 64-65. https:// www.jstor.org/stable/26740546

Rodrigues, A., Assmar, E. M. L., & Jabonskli, B. (1999). Social Psychology. Vozes.

Rodrigues, A. S., Feitosa, F. B., Wagner, M. F., Pedroso, R., Rodríguez, T. D. M., & Bezerra, G. S. (2021). Social Skills Training in the promotion of self-esteem in adolescents. Research, Society and Development, 10(2), e10710212212. https://doi.org/10.33448/RSD-V10I2.12212

Roh, H.-S., Shin, J.-U., Lee, J.-W., Lee, Y.-W., Kim, T.-W., Kim, J.-Y., Park, M.-R., Song, G.-S., & Seo, S. S. (2018). Effect of school-based social skills training program on peer relationships: preliminary study. Journal of the Korean Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 29(1), 14. https://doi.org/10.5765/JKACAP.2018.29.1.14

Santos, J. J., & Cerqueira-Santos, E. (2020). Homofobia e escola: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Subjetividades, 20, e8734. https://doi.org/10.5020/23590777.RS.V20IESP1.E8734

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinão, M. A., Aparecida, E., Lizzi, S., Pereira, B. O., Angélica, M., & Silva, I. (2018). Results from interventions addressing social skills to reduce school bullying: A systematic review with meta-analysis. Trends in Psychology, 26(1), 509-522. https://doi.org/10.9788/TP2018.1-20PT

Taquette, S. R., & Rodrigues, A. O. (2015). Experiências homossexuais de adolescentes: considerações para o atendimento em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19(55), 1181-1191. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0504

van der Stouwe, T., Asscher, J. J., Hoeve, M., van der Laan, P. H., & Stams, G. J. J. M. (2018). Social skills training (SST) effects on social information processing skills in justice-involved adolescents: Affective empathy as predictor or moderator. Children and Youth Services Review, 90, 1-7. https://doi.org/10.1016/J.CHILDYOUTH.2018.05.006

van der Stouwe, T., Gubbels, J., Castenmiller, Y. L., van der Zouwen, M., Asscher, J. J., Hoeve, M., van der Laan, P. H., & Stams, G. J. J. M. (2021). The effectiveness of social skills training (SST) for juvenile delinquents: a meta-analytical review. Journal of Experimental Criminology, 17(3), 369-396. https://doi.org/10.1007/S11292-020-09419-W/TABLES/8

Vieira, N. S. C., del Prette, Z. A. P., Oliveira, A. M., Ribeiro, D. F., Silva, S. F., Raimundo, E. M., Teodoro, S. C., Freitas, L. C., & Guerra, L. B. (2021). Effects of a Preventive Intervention of Emotional Regulation in the School Context. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 36, 1-11. https://doi.org/10.1590/0102.3772E3639

Wachelke, J., Rod, F., & Matos, U. (2019). Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social. Psico, 50(4), e33939. https://doi.org/10.15448/1980- 8623.2019.4.33939

Publicado

2023-11-16

Como Citar

SOUSA, K. O. de, & FRANÇA, D. X. de. (2023). Treinamento de habilidades sociais como estratégia de combate ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero. Estudos De Psicologia, 40. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/10410

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL