Treinamento de habilidades sociais como estratégia de combate ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero
Palavras-chave:
Comportamento do adolescente, Habilidades sociais, Discriminação Sexual e de Gênero, Diversidade de Gênero, HomofobiaResumo
Objetivo
Verificar a efetividade de um programa de treinamento de habilidades sociais na redução do preconceito contra a diversidade sexual.
Método
Participaram 22 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do 9º ano de escola pública. Os instrumentos de avaliação foram o Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes e a Escala de Preconceito contra a Diversidade Sexual e de Gênero. Ambas aplicadas antes e após o treinamento.
Resultados
Os resultados indicaram a redução significativa nos níveis de preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, aumento da frequência da emissão de habilidades relacionadas à assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social e diminuição das dificuldades alusivas à civilidade.
Conclusão
O programa de treinamento de habilidades sociais se mostrou eficaz indicando que esta é uma ferramenta viável para uma maior aceitação da diversidade sexual e de gênero.
Downloads
Referências
Allport, G. (1954). The nature of prejudice. Addison-Wesley.
Andreo, C., Peres, W. S., Tokuda, A. M. P., & Souza, L. L. (2016). Homofobia na construção das masculinidades hegemônicas: queerizando as hierarquias entre gêneros. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(1), 46-67.
Burk, J., Park, M., & Saewyc, E. M. (2018). A Media-Based School intervention to reduce sexual orientation prejudice and its relationship to discrimination, bullying, and the mental health of lesbian, gay, and bisexual adolescents in Western Canada: A population-based evaluation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(11), 2447. https://doi.org/10.3390/IJERPH15112447
Campos, J. R., del Prette, Z. A. P., & del Prette, A. (2018). Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, e36. https://doi.org/10.1590/0102.3772E3446
Costa, A. B., Bandeira, D. R., & Nardi, H. C. (2015). Avaliação do preconceito contra diversidade sexual e de gênero: construção de um instrumento. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 163-172. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200002
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. Casa do Psicólogo.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Inventário de habilidades sociais para adolescentes (IHSA-Del-Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. Casa do Psicólogo.
Dovidio, J. F. (2001). On the nature of contemporary prejudice: The third wave. Journal of Social Issues, 57(4), 829-849. https://doi.org/10.1111/0022-4537.00244
Espelage, D. L., Valido, A., Hatchel, T., Ingram, K. M., Huang, Y., & Torgal, C. (2019). A literature review of protective factors associated with homophobic bullying and its consequences among children & adolescents. Aggression and Violent Behavior, 45, 98-110. https://doi.org/10.1016/J.AVB.2018.07.003
Fish, J. N., & Exten, C. (2020). Sexual orientation differences in alcohol use disorder across the adult life course. American Journal of Preventive Medicine, 59(3), 428-436. https://doi.org/10.1016/J.AMEPRE.2020.04.012
Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D., Comodo, C. N., del Prette, Z. A. P., & del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(2), 217-231. https://doi.org/10.31505/RBTCC.V21I2.1162
Gaspodini, I. B., & Falcke, D. (2019). Estudos psicológicos brasileiros sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(2), 59-79. https://doi.org/10.5433/2236- 6407.2019v10n2p59
Herek, G. M. (2000). The Psychologyof Sexual Prejudice. Current Directions of Psychological Science, 9(1), 19-22. https://doi.org/10.1111/1467-8721.00051
Jomar, R. T., Fonseca, V. A. O., & Ramos, D. O. (2021). Effects of sexual orientation-based bullying on feelings of loneliness and sleeping difficulty among Brazilian middle school students. Jornal de Pediatria, 97(2), 233-241. https://doi.org/10.1016/j.jped.2020.03.005
Leme, V. B. R., del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2015). Social Skills, Social Support and Well-Being in Adolescents of Different Family Configurations. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 9-17. https://doi.org/10.1590/1982- 43272560201503
Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M., & del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for Adolescents in Vulnerable Social Contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. https://doi.org/10.1590/1413- 82712016210313
Madžarević, G., & Soto-Sanfiel, M. T. (2019). Reducing homophobia in college students through film appreciation. Journal of LGBT Youth, 16(1), 18-37. https://doi.org/10.1080/19361653.2018.1524321
Maia, D. D. S., & Lobo, B. D. O. M. (2013). O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola. Psicologia em Revista, 19(1), 17-29. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013V19N1P17
Mereish, E. H., & Miranda, R. (2019). Exposure to stigma elicits negative affect and alcohol craving among young adult sexual minority heavy drinkers. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, 43(6), 1263-1272. https://doi.org/10.1111/ACER.14055
Murta, S. G., del Prette, A., & del Prette, Z. A. (2010). Prevenção ao sexismo e ao heterosexismo entre adolescentes: contribuições do treinamento em habilidades de vida e habilidades sociais. Psicologia da Criança e do Adolescente, 2, 73-86.
Natarelli, T. R. P., Braga, I. F., Oliveira, W. A., & Silva, M. A. I. (2015). The impact of homophobia on adolescent health. Escola Anna Nery, 19(4), 664-670. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150089
Peculea, L., & Bocos, M. (2013). Development of social and emotional skills through intervention programs among adolescents. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 76, 618-623. https://doi.org/10.1016/J. SBSPRO.2013.04.175
Pereira-Guizzo, C. S., del Prette, A., del Prette, Z. A. P., & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. https://doi.org/10.1590/2175-35392018035449
Polan, J. , S. R., & McMorris, B. (2010). Are young adolescents’ social and emotional skills protective against involvement in violence and bullying behaviors? Journal of Adolescent Health, 46(2), 64-65. https:// www.jstor.org/stable/26740546
Rodrigues, A., Assmar, E. M. L., & Jabonskli, B. (1999). Social Psychology. Vozes.
Rodrigues, A. S., Feitosa, F. B., Wagner, M. F., Pedroso, R., Rodríguez, T. D. M., & Bezerra, G. S. (2021). Social Skills Training in the promotion of self-esteem in adolescents. Research, Society and Development, 10(2), e10710212212. https://doi.org/10.33448/RSD-V10I2.12212
Roh, H.-S., Shin, J.-U., Lee, J.-W., Lee, Y.-W., Kim, T.-W., Kim, J.-Y., Park, M.-R., Song, G.-S., & Seo, S. S. (2018). Effect of school-based social skills training program on peer relationships: preliminary study. Journal of the Korean Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 29(1), 14. https://doi.org/10.5765/JKACAP.2018.29.1.14
Santos, J. J., & Cerqueira-Santos, E. (2020). Homofobia e escola: uma revisão sistematizada da literatura. Revista Subjetividades, 20, e8734. https://doi.org/10.5020/23590777.RS.V20IESP1.E8734
Silva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinão, M. A., Aparecida, E., Lizzi, S., Pereira, B. O., Angélica, M., & Silva, I. (2018). Results from interventions addressing social skills to reduce school bullying: A systematic review with meta-analysis. Trends in Psychology, 26(1), 509-522. https://doi.org/10.9788/TP2018.1-20PT
Taquette, S. R., & Rodrigues, A. O. (2015). Experiências homossexuais de adolescentes: considerações para o atendimento em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19(55), 1181-1191. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0504
van der Stouwe, T., Asscher, J. J., Hoeve, M., van der Laan, P. H., & Stams, G. J. J. M. (2018). Social skills training (SST) effects on social information processing skills in justice-involved adolescents: Affective empathy as predictor or moderator. Children and Youth Services Review, 90, 1-7. https://doi.org/10.1016/J.CHILDYOUTH.2018.05.006
van der Stouwe, T., Gubbels, J., Castenmiller, Y. L., van der Zouwen, M., Asscher, J. J., Hoeve, M., van der Laan, P. H., & Stams, G. J. J. M. (2021). The effectiveness of social skills training (SST) for juvenile delinquents: a meta-analytical review. Journal of Experimental Criminology, 17(3), 369-396. https://doi.org/10.1007/S11292-020-09419-W/TABLES/8
Vieira, N. S. C., del Prette, Z. A. P., Oliveira, A. M., Ribeiro, D. F., Silva, S. F., Raimundo, E. M., Teodoro, S. C., Freitas, L. C., & Guerra, L. B. (2021). Effects of a Preventive Intervention of Emotional Regulation in the School Context. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 36, 1-11. https://doi.org/10.1590/0102.3772E3639
Wachelke, J., Rod, F., & Matos, U. (2019). Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social. Psico, 50(4), e33939. https://doi.org/10.15448/1980- 8623.2019.4.33939
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kelyane Oliveira de SOUSA, Dalila Xavier de FRANÇA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.