Em cada lugar um brincar

reflexão evolucionista sobre universalidade e diversidade

Autores/as

  • Reginalice de Lima MARQUES Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Ilka Dias BICHARA Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Brincadeira infantil, Diversidade, Perspectiva evolucionista

Resumen

Pensar sobre a brincadeira infantil como adaptação necessária para a vida, indica um paralelo entre universalidade e diversidade deste fenômeno. Apresentamos aqui evidências apontadas por pesquisas mostrando particularidades observadas nas brincadeiras em contextos específicos. E perguntamos como variações no brincar, relacionadas aos contextos particulares, associam-se ás suas funções no desenvolvimento ontogenético. Nossa reflexão é traçada a partir de uma abordagem evolucionista, relacionando características intrínsecas das brincadeiras com possíveis funções e adaptações filogenéticas e ontogenéticas, na espécie humana. Os resultados descritos nas pesquisas observadas nos indicam evidências do brincar como comportamento funcional e adaptativo para o próprio período da infância, onde as crianças provam seu ambiente e podem aprender e praticar comportamentos adaptáveis a cada ambiente em especial. Além disso, dado o papel fundamental do contexto e cultura na brincadeira, percebemos a possibilidade de investigar como a diversidade do desenvolvimento humano se relaciona com os aspectos universais dos indivíduos.

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Publicado

2010-09-30

Cómo citar

MARQUES, R. de L., & BICHARA, I. D. (2010). Em cada lugar um brincar: reflexão evolucionista sobre universalidade e diversidade. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8918