Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabalecimento de metas no tênis

Autores/as

  • Camila Harumi SUDO Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.
  • Silvia Regina de SOUZA Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Palabras clave:

Análise do comportamento, Capacitação de treinadores, Estabelecimento de metas, Psicologia do esporte

Resumen

O trabalho avaliou os efeitos da capacitação de um treinador de tênis para o uso de estabelecimento de metas. A pesquisa consistiu em três fases. Na linha de base (Fase 1) filmaram-se 11 sessões de treino, sem interferência da pesquisadora. A intervenção (Fase 2) consistiu em 10 sessões nas quais se ensinou ao treinador como observar e registrar comportamentos-alvo, planejar critérios de proficiência para suas ocorrências e fornecer feedback propondo mudanças quando necessárias. A pós-intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à linha de base. Ao longo das fases, verbalizações e outros comportamentos do treinador (registrar, participar e variar exercícios) foram registrados e categorizados. Verificou-se um aumento na porcentagem de instruções, correções, elogios descritivos, registros dos desempenhos dos atletas e participação do treinador nos exercícios, bem como redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção. Os comportamentos do treinador generalizaram-se para outros contextos, e os atletas alcançaram suas metas. Os resultados instigam novas discussões.

 

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

SUDO, C. H., & SOUZA, S. R. de. (2012). Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabalecimento de metas no tênis. Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8815