Sentidos da escolha e da orientação profissional

um estudo com universitários

Autores/as

  • Telma Maranhão Gomes PINTO Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Programa de Orientação Vocacional/Profissional da Seção Psicossocial.
  • Marisa Irene Siqueira CASTANHO Centro Universitário da Fundação de Ensino de Osasco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional

Palabras clave:

Ensino superior, Estudantes universitários, Orientação profissional, Psicologia sócio-histórico, Sentidos

Resumen

O objetivo deste estudo foi apreender os sentidos da escolha e da orientação profissional, produzidos por universitários, com base nos fundamentos teórico-metodológicos da perspectiva sócio-histórica. Participaram da pesquisa 88 alunos de dois cursos de graduação de uma universidade pública, que haviam frequentado um Programa de Orientação Profissional entre 2003 e 2008. Os participantes responderam a um questionário, sendo suas respostas organizadas em tabelas para caracterização da clientela, situação no curso e participação no programa. Na segunda fase da pesquisa, foram selecionados 7 participantes para entrevista orientada pelos instrumentos Frases incompletas e Relatos Orais sobre a Escolha Profissional e Trajetória Acadêmica. O processo de análise dos sentidos deu-se pelo destaque das expressões subjetivas articuladas às condições contextuais e históricas dos sujeitos, chegando-se aos núcleos de significação. Os resultados indicaram, para o grupo estudado, que a Orientação Profissional foi contributiva e relevante para as escolhas acadêmicas e profissionais no percurso do Ensino Superior e para os projetos de futuro profissional.

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Publicado

2012-09-30

Cómo citar

PINTO, T. M. G., & CASTANHO, M. I. S. (2012). Sentidos da escolha e da orientação profissional: um estudo com universitários. Estudos De Psicologia, 29(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8797