O conceito de morte e a Síndrome de Asperger

Autores/as

  • Letícia Calmon Drummond AMORIM Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia
  • Francisco Batista ASSUMPÇÃO JUNIOR Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Palabras clave:

Autismo, Morte, Síndrome de Asperger, Transtorno global do desenvolvimento

Resumen

O conceito de morte é adquirido paralelamente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, sendo descritos três estágios, paralelos aos estágios piagetianos. O objetivo deste trabalho foi verificar se o conceito de morte em portadores da síndrome de Asperger é similar ao observado em pessoas sem psicopatologia, ou se tem relação com o observado em portadores de deficiência intelectual leve. Para tanto, foram avaliados indivíduos com síndrome de Asperger, indivíduos com deficiência intelectual leve e indivíduos sadios, sem doenças mentais e/ou neurológicas, utilizando-se o Instrumento de Sondagem do Conceito de Morte elaborado por Wilma Torres. Os resultados apontam deficits na aquisição do conceito de morte por indivíduos com síndrome de Asperger, possivelmente relacionados aos deficits na teoria da mente, função executiva e fraca coerência central.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

American Psychiatric Association. (2002). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM IV TR (4ª ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Assumpção Jr., F. B., Kuczysnki, E., Gabriel, M. R. & Rocca, C. C. (1999). Validade e confiabilidade de uma Escala para Detecção de Condutas Autísticas. Arquivos de Neuropsiquiatria, 57 (1), 23-29.

Ballabriga, M. C. J., Escudé R. M. C., & Lpaberia, E. D. (1994). Escala d’avaluació dels trests autistes (ATA): validez y fiabilidad de uma escala para el examen de lãs conductas autistas. Revista Psiquiatria Infanto-Juvenil, 4, 254-263.

Baron-Cohen, S. (1988) Social and pragmatic deficits in autism: cognitive or affective? Journal of Autism and Developmental Disorders, 18 (3), 379- 401.

Baron-Cohen, S. (1991). The development of a theory of mind in autism: deviance or delay? Psychiatric Clinics of North América, 14 (1), 33-52.

Baron-Cohen, S. (1997). From atencional-goal psychology to bellif-desire psychology: the development of a theory of mind, and its dysfunction. In S. Baron-Cohen, H. Tagher- Flusberg & D. J. Coehn. Understanding other minds: perspectives from autism (pp.59-81). New York: Oxford Medical Publication.

Bildt, A., Kraijer, D., Sytema, S., & Minderra, R. (2005). The psychometric properties of the Vineland adaptative behavior scales in children and adolescents with mental retardation. Journal of Autism and Developmental Disorders, 35 (1), 53-62.

Bosa, C. A. (2001). As relações entre autismo, comportamento social e função executiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14 (2), 281-287.

Duncan, J. (1986). Disorganization of behavior after frontal lobe damage. Cognitive Neuropsychology, 3 (3), 271-290.

Fernell, E., & Gillberg, C. (2010). Autism spectrum disorder diagnoses in Stockholm preschoolers. Research in Developmental Disabilities, 31 (3), 680-685.

Fombonne, E. (2005). Epidemiology of autistic disorder and other pervasive developmental disorders. Journal of Clinical Psychiatry, 66 (Suppl 10), 3-8.

Gillberg, G. (1990). Infantile autism: diagnosis and treatment. Acta Psychiatrica Scandinavica, 81 (3), 209-215.

Happé, F. (1994). Autism: an introduction to psychological theory. London: UCL.

Happé, F. (2001). Déficit cognitivo o estilo cognitivo? Coherencia central en autismo. Proceedings of Simposium Internacional Sobre Autismo (pp.105-119). Madrid: Edita Instituto de Migraciones y Servicios Sociales.

Hermelin, B., & O’Connor, N. (1970). Psychological experiments with autistic children. New York: Pergamon Press.

Hill, E. L., & Frith, U. (2003). Understanding autism: insights from mind and brain. Philosophical Transactions of The Royal Society of London, Series B, Biological Sciences, 358 (1430), 281-289.

Hobson, P. (1997). Understanding persons: the role of affect. In S. Baron-Cohen, H. Tagher-Flusberg & D. J. Coehn. Understanding other minds: perspectives from autismo (pp.204-227). New York: Oxford Medical Publication.

Hughes, C., Russel, J. (1993). Autistic children’s difficulty with disengagement from an object: it’s implications for theories of autism. Developmental Psychology, 29 (3), 498-510.

Hunter, S. B., & Smith, D. E. (2008). Predictors of children´s understanding of death: age, cognitive ability, death experience and maternal communicative competence. Omega: Journal of Death and Dying, 57 (2), 143-162.

Jenkins, R. A., & Cavanaugh, J. C. (1985). Examining the relationship between the development of the concept of death and overall cognitive development. Omega: Journal of Death and Dying, 16 (3), 193-199.

Kenyon, B. L. (2001). Current research in children’s conceptions of death: a critical review. Omega: Journal of Death and Dying, 43 (1), 63-91.

Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl 1), 3-11.

Klin, A., Saulnier, C. A., Sparrow, S. S., Cicchetti, D. V., Volkmar, F. R., & Lord, C. (2007). Social and communication habilities and disabilities in higger functioning individuals with autism spectrum disorders: the vineland and the ADDOS. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37 (4), 748-759.

Maxwell, D. L., & Satake, E. (1997). Research and statistical methods in communication disorders (pp.183-189). Philadelphia: Lippincott.

McEvoy, J., MacHale, R., & Tierney, E. (2011). Concept of death and perceptions of beaverement in adults with intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disability Research, 56 (2), 191-203. doi: 10.1111/j.13652788.2011.01456.x.

Nunes, D. C., Carraro, L., Jou, G. I., & Sperb, T. M. (1998). As crianças e o conceito de morte. Psicologia: Reflexão e Crítica, 11 (3), 579-590.

Oliveira, M. K. (1992). O problema da afetividade em Vygotsky. In Y. La Taille, M. K. Oliveira & H. Dantas. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp.11-22). São Paulo: Summus.

Orbach, I., Gross, Y., Glaubman, H., & Berman, D. (1985). Children’s perception of death in humans and animals as a function of age, anxiety and cognitive ability. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 26 (3), 453-463.

Organização Mundial de Saúde. (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Ozzonoff, S., Strayer, D. L., McMahon, W. M., & Filloux, F. (1994). Executive function abilities in autism and tourret syndrome: an information processing approach. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 35 (6), 1015-1032.

Piaget, J. (1967). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense.

Piaget, J. (1968). A psicologia da criança. São Paulo: Difel.

Shah, A., & Frith, U. (1993). An islet of ability in autistic children: a research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 24 (4), 613-620.

Sparrow, S. S., Balla, D. A., & Cicchetti, D. V. (1984). Vineland adaptive behavior scales: interview edition, expanded form manual. Minnesota: American Guidance Service.

Speece, M. W., & Brent, B. S. (1984). Children’s understanding of death: a review of three components of death concepts. Child Development, 55 (5), 1671-1686.

Tarelho, L. G. (2005). Investigação da percepção dolorosa em pacientes com autismo de alto funcionamento. Dissertação de mestrado não-publicada, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.

Torres, W. C. (1978). O conceito de morte em diferentes níveis do desenvolvimento cognitivo: uma abordagem preliminar. Dissertação de mestrado não-publicada, Fundação

Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Torres, W. C. (1996). O desenvolvimento cognitivo e a aquisição do conceito de morte em crianças de diferentes condições sócio-experienciais. Tese de doutorado não-publicada, Universidade Estadual de Campinas.

Volkmar, F. (2003). Ask the editor: adaptative skills. Journal of Autism and Developmental Disorders, 33 (1), 109-110.

Wing, L. (1988). The autistic continuum. In L. Wing. Aspects of autism: biological research (pp.5-8). London: Royal College of Psychiatrists.

Zukauskas, P. R., Nava, S., Assumpção Jr., F. B. (2009). Temporality and Asperger’s syndrome. Journal of Phenomenological Psychology, 40 (1),85-106.

Publicado

2012-09-30

Cómo citar

AMORIM, L. C. D., & ASSUMPÇÃO JUNIOR, F. B. (2012). O conceito de morte e a Síndrome de Asperger. Estudos De Psicologia, 29(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8792