Caracterização da queixa escolar no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora

Autores/as

  • Marisa Cosenza RODRIGUES Universidade Federal de Juiz de Fora, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Ana Paula Soares CAMPOS Universidade Federal de Juiz de Fora, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Isabela Andrade FERNANDES Universidade Federal de Juiz de Fora, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Baixo rendimento escolar, Psicologia aplicada, Psicologia educacional

Resumen

A queixa escolar vem se constituindo, historicamente, como um dos motivos mais frequentes de encaminhamentos de crianças para os serviços-escola de Psicologia, traduzindo, pela sua complexidade, um desafio para a formação e práticas no âmbito da psicologia escolar/educacional. Diante da necessidade de aperfeiçoar o atendimento à clientela e o processo de triagem, o presente estudo objetivou analisar os prontuários referentes à queixa escolar de pacientes atendidos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, num total de 1.590 documentos, no período de 1996 a 2009. Os resultados quanto à clientela evidenciaram a prevalência de meninos na faixa entre 9 e 13 anos de idade, com predomínio de encaminhamentos oriundos de escolas de periférias da cidade. Quanto à queixa, constatou-se expressiva coocorrência de problemas comportamentais e de aprendizagem. Os dados permitem uma reflexão crítica acerca da queixa escolar e de alguns fatores contextuais, bem como a necessidade de aperfeiçoamento da ficha de triagem.

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Publicado

2012-06-30

Cómo citar

RODRIGUES, M. C., CAMPOS, A. P. S., & FERNANDES, I. A. (2012). Caracterização da queixa escolar no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Estudos De Psicologia, 29(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8780