Crenças de autoeficácia e resiliência

apontamentos da literatura sociocognitiva

Autores/as

  • Arlete Portella FONTES Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Ciências Médicas, Pós-Graduação em Gerontologia.
  • Roberta Gurgel AZZI Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional.

Palabras clave:

Agência, Autoeficácia, Autorregulação, Resiliência

Resumen

Este artigo investiga como as relações entre autoeficácia e resiliência vêm sendo abordadas pela literatura em diferentes etapas do ciclo de vida e contextos diversos. Toma como referência a teoria social cognitiva de Bandura e aborda os conceitos de agência, autoeficácia e autorregulação. As crenças de autoeficácia são tidas como percepções sobre a capacidade de organizar e executar determinado curso de ação; são consideradas elemento central na fundação da motivação e da realização e podem afetar a maneira como o indivíduo resiste às pressões do ambiente, sem entrar em disfuncionalidade (resiliência). Enquanto agente, o indivíduo encara as ameaças do ambiente como oportunidades, escolhendo estratégias para lidar com elas. Por meio de mecanismos autorregulatórios, os indivíduos motivam-se, orientam-se por meio do controle proativo, estabelecendo metas desafiadoras e mobilizando esforços para alcançar seus objetivos. Estudos baseados na crença de autoeficácia e resiliência são destacados e alguns horizontes são relacionados para pesquisa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed). Washington, DC: Author. Retrieved September 29, 2010, from: <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=ES/Classificacoes&palavra=&tipo=’D’>.

Azzi, R. G., Polydoro, S. A. J., & Bzuneck, J. A. (2006). Considerações sobre a autoeficácia docente. In R. G. Azzi & S. A. J. Polydoro. Autoeficácia em diferentes contextos (pp.149-159). Campinas: Alínea.

Bandura, A. (1977). Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 84 (2), 191-215.

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice- Hall.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. New York: W.H. Freeman.

Bandura, A. (2001). Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Review of Psychology, 52, 1-26.

Bandura, A. (2002). Environmental sustainability by sociocognitive deceleration of population growth. In P. Schmuch & W. Schultz (Eds.), The psychology of sustainable development (pp.209-238). Dordrecht: Kluwer.

Bandura, A. (2004). Swimming against the mainstream: the early years from chilly tributary to transformative mainstream. Behavior Research and Therapy, 42 (10), 613-630.

Bandura, A. (2006). Towards a psychology of human agency. Perspectives on Psychological Science. Retrieved April 28, 2006, from <http://www.des.emory.edu/mfp/BanPPS2006>.

Bandura, A. (2008). A teoria social cognitiva na perspectiva da agência. In A. Bandura, R. G. Azzi & S. Polydoro (Orgs.), Teoria social cognitiva: conceitos básicos (pp.69-95). Porto Alegre: Artmed.

Bandura A., & Wood, R. (1989). Effect of perceived controllability and performancer standards on selfregulation of complex decision making. Journal of Personality and Social Psychology, 56 (5), 805-814.

Barreira, D. D., & Nakamura, A. P. (2006). Resiliência e a autoeficácia percebida: articulação entre conceitos. Aletheia, 23, 75-80.

Benight C. C., & Bandura, A. (2004). Social cognitive theory of posttraumatic recovery: the role of perceived selfefficacy. Behaviour Research and Therapy, 42 (10), 1129-1148. Retrieved March 20, 2007, from <http://www.sciencedirect.com/science>.

Caprara, G. V., Pastorelli, C., Regalia, C., Scabini, E., & Bandura, A. (2005). Impact of adolescents´ filial self-efficacy on quality of family functioning and satisfaction. Journal of Research on Adolescence, 15 (1), 71-97

Fontes, A. P. (2006). Enfrentamento do estresse na idade adulta. Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Estadual de Campinas.

Hamill, S. K. (2003). Resilience and self-efficacy: the importance of efficacy beliefs and coping mechanisms in resilient adolescents. Colgate University Journal of the Sciences. Retrieved March 25, 2007, from <http://groups.colgate.edu/cjs/student_papers/2003/Hamill.pdf>.

Hammond, C. (2004). Impacts of life long learning upon of emotional resilience, psychological and mental health: fieldwork evidence. Oxford Review of Education, 30 (4), 551-568.

Jopp, D., & Rott, C. (2006, June). Adaptation in very old age: exploring the role of resources, beliefs, and attitudes for centenarians happiness. Psychology and Aging, 21 (2), 266-280. Retrieved March 20, 2007, from <http://www.sciencedirect.com/science>.

Lopes, E. S. L. (2005). Resiliência. In A. L. Neri (Org.), Palavraschave em gerontologia (2ª ed., pp.178-181). Campinas: Alínea.

Luthar, S. S., Sawyer, J. A., & Brown, P. J. (2006). Conceptual issues in studies of resilience: past, present, and future research. Annals of the New York Academy of Sciences, 1094 (pp.105–115). Retrieved March 25, 2007, from <http://www.annalsnyas.org/cgi/content/full/1094/1/105>.

Martina, A. J., & Marsh, W. H. (2008). Academic buoyancy: towards an understanding of students’ everyday academic resilience. Journal of School Psychology, 46 (1), 53-83. Retrieved January 26, 2009, from <http://www.sciencedirect.com/science>.

Neri, A. L. (2006). Teorias psicológicas do envelhecimento: Percurso histórico e teorias atuais. In E. V. Freitas, L. Py, F. A. X. Cançado, J. Doll & M. L. Gorzoni. Tratado de geriatria e gerontologia (2ª ed., pp.58-75). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Quing, G., & Day, C. (November 2007). Teachers resilience: a necessary condition for effectiveness. Teaching and Teacher Education, 23 (8), 1302-1316. Retrieved March 15, 2008, from <http://www.sciencedirect.com/science>.

Stajkovic, A. D. (2006) Development of a core confidencehigher order construct. Journal of Applied Psychology, 91 (6), 1208-1224. Retrieved March 25, 2007, from <http://web.mac.com>.

Staudinger, U. M., Marsiske, M., & Baltes, P. B. (1995). Resiliência e níveis de capacidade de reserva na velhice: perspectivas da teoria do curso de vida. In A. L. Neri (Org.), Psicologia do envelhecimento (pp.195-228). Campinas: Papirus.

Waxman, H. C., Gray, J. P., & Padrón, Y. N. (2003). Review of research on educational resilience. Center for Research on Education, Diversity & Excellence. Retrieved March 25, 2007, from <http://www.cal.org/crede/pubs/research/RR11.pdf>.

Zimmerman, B. J. (2002). Achieving self-regulation. The trial and triumph of adolescence. In F. Pajares & T. Urdan (Eds.), Academic motivation of adolescence (Vol. 2). Greenwich, CT: Information Age Publishing.

Publicado

2012-03-30

Cómo citar

FONTES, A. P., & AZZI, R. G. (2012). Crenças de autoeficácia e resiliência: apontamentos da literatura sociocognitiva. Estudos De Psicologia, 29(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8748