Relações entre práticas educativas maternas e problemas de externalização em pré-escolares

Autores/as

  • Patrícia ALVARENGA Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia.
  • Mauro de Oliveira MAGALHÃES Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia.
  • Quele de Souza GOMES Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia.

Palabras clave:

Práticas educativas maternas, Problemas de externalização, Punição física

Resumen

Este estudo investigou relações entre as práticas educativas maternas e os problemas de externalização na infância. Participaram 64 díades mãe-criança, selecionadas em escolas públicas (68,8%) e particulares (31,3%) de Salvador, Bahia, por meio de amostragem por acessibilidade e também por indicações feitas pelas participantes. Os dados foram coletados em visitas domiciliares ou nas escolas. As mães responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, a uma entrevista estruturada sobre as práticas educativas maternas e ao Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 4-18 anos. A análise de regressão linear múltipla revelou que o modelo que incluiu como variáveis preditoras dos problemas de externalização a escolaridade materna, a renda familiar e as práticas negociação e troca e punição física explicou 15,8% da variância nos problemas de externalização. Discute- -se o impacto da punição física no desenvolvimento dos problemas de externalização e o poder preditivo do nível de instrução e da renda familiar em relação às práticas educativas parentais.

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Publicado

2012-03-30

Cómo citar

ALVARENGA, P., MAGALHÃES, M. de O., & GOMES, Q. de S. (2012). Relações entre práticas educativas maternas e problemas de externalização em pré-escolares. Estudos De Psicologia, 29(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8719