Intelligence and social competence in university adaptation

Autores/as

  • Adriana Benevides SOARES Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Vanuza FRANCISCHETTO Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Adriana Penha da Costa Lima PEÇANHA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Jacqueline Maia de MIRANDA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Betânia Marques da Silva DUTRA Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palabras clave:

Academic adaptation, Intelligence, Social skills

Resumen

This research paper concerns the influence of intelligence and social skills on the academic adjustment to university. Social demographic data was compiled based on gender, age, social class, and the type of teaching institution. A total of 393 university students took part in this survey, including 167 students under 20 years of age, 101 between 20 and 30, 31 between 31 and 40, and 26 over 40 years of age. Males accounted for 128 of the students, with 55 belonging to social class A, 134 to B, and 94 to classes C and D, and 184 participants attending public institutions. Data collection was performed using the Inventário de Habilidades Sociais, a Questionário de Vivências Acadêmicas (reduced version), and the Raven’s test Matrizes Progressivas. The main results achieved presented significant correlations between social skills and academic adjustment, however, no significant results were found between intelligence and academic adaptation.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, L. S. (1988). Teorias da inteligência. Porto: Jornal de Psicologia.

Almeida, L. S. (1998). Questionário de vivências acadêmicas para jovens universitários: estudo de construção e de validação. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educação, 2(3), 113-130.

Almeida, L. S., Soares, A. P. C., & Ferreira, J. A. G. (1999). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção, validação do questionário acadêmico de vivências acadêmicas-relatórios de investigação. Braga: Universidade de Minho.

Almeida, L. S., Soares, A. P. C., & Ferreira, J. A. G. (2003). Questionário de vivências (QVA e QVA-r). In M. M. Golçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado (Eds.), Avaliação psicológica: instrumentos validados para a população portuguesa. Coimbra: Quarteto.

Almeida, L. S., Vasconcelos, R., Morais, N., Paulo, J. B., Rebouta, L., & Passos, M. S. (2002). Favorecer o sucesso acadêmico no 1o ano: uma experiência junto de alunos de engenharia de materiais da Universidade do Minho. Proceedings VII International Conference on Engineering and Technology Education, Intertech. Santos, Brasil.

Bariani, I. C. D., & Pavani, R. (2008). Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 25(1), 67-75. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300007.

Caballo, V. E. (1996). Manual de técnicas de terapia y modificacion de conducta. Madri: Siglo Veintiuno.

Caballo, V. E. (2008). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos Editora.

Carneiro, E. G., Dias, R. O., Nyaradi, O., & Aquino, S. (2000). Habilidades sociais e cognitivas em estudantes universitários brasileiros. V Congresso Galego-Portugues de Psicopedagoxía Actas, 4(6), 689-697.

Carrara, K., & Betetto, M. F. (2009). Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais. Estudos de Psicologia (Campinas), 26(3), 337-347. doi:10.1590/S0103-166X2009000300007.

Cochrane, C. (1991). First year at university: A study of mature female students. Irish Journal of Education, 25(1-2), 42-51.

Cunha, S. M. (2004). A inteligência e as habilidades sociais na adaptação de alunos ao curso superior: um estudo com alunos do 1o ano do Instituto Militar de Engenharia (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade Gama Filho.

Cunha, S., & Carrilho, D. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001a). Inventário de habilidades sociais: manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001b). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Gramado, J. I. F., Santos, A. A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P., & Guisande, M. A. (2005). Integração acadêmica de estudantes universitários: contributos para adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, 12(2), 31-43.

Lima, J. B. G., & Oliveira, R. D. (2010). Estudo da evasão escolar do ponto de vista econômico: o caso dos centros universitários Camilianos do Brasil. InterSciencePlace, 3(12), 168-193.

Machado, N. J. (1999). Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez.

Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de química: uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28, S41-S43.

Neves, A. P., & Domingues, M. J. (2006). Desempenho dos estudantes das instituições Publicas e privadas no ENADE: um estudo no estado de Roraima. Brasília: Inep. Recuperado em novembro 10, 2010, disponível em <http://www.aedb.br/seget/artigos>.

Noronha, A. P. P., Martins, D. F., Gurgel, M. G. A., & Ambiel, R. A. M. (2009). Estudo correlacional entre interesses profissionais e vivências acadêmicas. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 143-154.

Oliveira, K. L. (2008). Compreensão da leitura, atitudes de leitura e desesperança em universitários. Psicologia Ciência e Profissão, 28(4), 820-831.

Pires, H. S., Almeida, L., & Ferreira, J. A. (2000). Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) aos estudantes universitários dos PALOP. In A. P. Soares, A. Osório, J. V. Capela, L.

S. Almeida, R. M. Vasconcelos & S. M. Caíres (Eds.), Transição para o ensino superior (pp.119-127). Braga: Universidade do Minho.

Raposo, M. S. P., & Gunter, I. A. (2008). O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, 13(1), 123-131.

Raven, J. C. (1979). Matrizes progressivas: escala geral. Rio de Janeiro: CEPA.

Ribeiro, M. A. (2005). O projeto profissional familiar como determinante da evasão universitária: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(2), 55-70.

Rubio, J. M. L., & Anzano, S. M. (1998). Aproximación conceptual a las habilidades sociales. In F. Gil, & J. M. Léon. Habilidades sociales: teoría, investigación e intervención, (pp.13-23). Madrid: Síntesis.

Santos, L. T. M. (2000). Vivências acadêmicas e rendimento escolar: estudos com alunos universitários do 1º ano. Braga: Universidade do Minho.

Schelini, P. W. (2006). Teoria das inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia (Natal), 11(3), 323-332.

Silva, J. G. (2003). Inteligência humana abordagens biológicas e cognitivas. São Paulo: Lovise.Silva, M. J. M., & Santos, A. A. A. (2004). A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. Psicologia em Estudo, 9(3), 459-457.

Soares, A. B., Emmerick, T. A., & Vicente, A. L. (2010). Avaliação dos níveis de compreensão de textos em estudantes universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 10(3), 818-832.

Soares, A. B., Mello, T. V., & Baldez, M. O. M. (2011). Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia, 15(1), 59-69.

Soares, A. B., Naiff, L. A., Fonseca, L. B., Cardozo, A., & Baldez, M. O. (2009). Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicologia Teoria e Prática, 11(1), 35-49.

Soares, A. B., Poubel, L. N., & Mello, T. V. S. (2009). Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado. Aletheia, 29, 27-42.

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Teixeira, M. A. P., Castro, G. D., & Piccolo, L. R. (2007). Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, 11(2), 211-220.

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 158-202.

Descargas

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

SOARES, A. B., FRANCISCHETTO, V., PEÇANHA, A. P. da C. L., MIRANDA, J. M. de, & DUTRA, B. M. da S. (2013). Intelligence and social competence in university adaptation. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8629

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM