Da inclusão à evasão escolar

o papel da motivação no ensino médio

Autores/as

  • Marcelo Simões MENDES Universidade Paulista.

Palabras clave:

Evasão, Inclusão, Motivação

Resumen

Neste artigo procurou-se refletir a respeito dos processos de inclusão e evasão escolar no Ensino Médio sob o enfoque de como a motivação pode se associar aos mesmos. Para este fim, foi realizada uma análise sobre as implicações que tais processos acarretam na vida dos estudantes, procurando-se perceber como a variável motivacional pode apresentar-se tanto como consequência do processo de inclusão como estar relacionada às causas da evasão por parte do aluno. Fica evidente a importância que o papel da motivação adquire no contexto escolar, o que vem a fomentar um campo de discussões cada vez mais abrangente e significativo na área de Psicologia da Educação

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Publicado

2013-06-30

Cómo citar

MENDES, M. S. (2013). Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos De Psicologia, 30(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8618