Representação social da Psicologia e do psicólogo na sala de espera de uma clínica-escola

Autores/as

  • Mariane Iuva AREND Centro Universitário Franciscano, Área de Ciências Humanas, Curso de Psicologia.
  • Roberta Fin MOTTA Centro Universitário Franciscano, Área de Ciências Humanas, Curso de Psicologia.

Palabras clave:

Psicologia, Psicólogos, Representação social

Resumen

Este artigo aborda questões referentes à representação social da Psicologia e do psicólogo, especificamente, em relação aos usuários que se encontravam na sala de espera da clínica-escola do Centro Universitário Franciscano, Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumento questionários que objetivam o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses e expectativas. Os questionários foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam que há dificuldades em se estabelecerem diferenças entre a Psicologia e o psicólogo, descrevendo ambos como tendo uma função assistencialista, que ajuda e entende os problemas de ordem psicológica. Além disso, foi demonstrado o reconhecimento do trabalho realizado pelos estagiários de Psicologia, o que o evidencia como uma verdadeira prática de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, A. M. O., Santos, M. F. S., & Trindade, Z. A. (2000). Representações e práticas sociais: contribuições teóricas e dificuldades metodológicas. Temas em Psicologia da SBP, 8(3), 257-267.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo (4ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Bock, A. M. B. (2009). Psicologia e sua ideologia: 40 anos de compromisso com as elites. In: A. M. B. Bock (Org.), Psicologia e o compromisso social (2ª ed., pp.15-28). São Paulo: Cortez.

Bock, A., Furtado, O., & Teixeira, M. L. T. (2009). Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia (14ª ed.). São Paulo: Saraiva.

Brasil. Presidência da República. (1962). Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre a formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Recuperado em maio 12, 2011, de http://www.pol.org.br/legislacao/pdf/lei_n_4.119.pdf

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. (1996). Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Recuperado em maio 12, 2011, de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_96.htm

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2004). Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em psicologia. Recuperado em maio 12, 2011, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7690&Itemid=

Campezatto, P. V. M., & Nunes, M. L. T. (2007). Atendimento em clínicas-escola de psicologia da região metropolitana de Porto Alegre. Estudos de Psicologia (Campinas), 24(3), 363-374. doi: 10.1590/S0103-166X2007000300008

Freitas, C. D. R. (2008). “Ele dorme e se acorda comigo”: representações sociais do programa bolsa família (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Gil, A. C. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Güntert, A. E. V. A., Camargo, C., Fabriani, C. B., Silva, S. M., Conti, J., Dias, C. C., ... Silva, T. C. (2000). As variáveis determinantes na aderência à psicoterapia: uma investigação em clínica-escola. Psico USF, 5(2), 13-23.

Lahm, C. R., & Boeckel, M. G. (2008). Representação social do psicólogo em uma clínica-escola do município de Taquara/RS. Contextos Clínicos, 1(2), 79-92.

Leme, M. A. V. S., Bussab, V. S. R., & Otta, E. (1989). A representação social da psicologia e do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 9(1), 29-35.

Löhr, S. S., & Silvares, E. F. M. (2006). Clínica-escola: integração de formação acadêmica com as necessidades da comunidade. In: E. F. M. Silvares. Atendimento psicológico em clínicas-escola (Vol. 1, pp.11-22). Campinas: Alínea.

Magalhães, M., Straliotto, M., Keller, M., & Gomes, W. B. (2001). Eu quero ajudar as pessoas: a escolha vocacional da psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 21(2), 10-27.

Merg, M. M. G. (2008). Características da clientela infantil em clínicas-escola (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifica Universidade Católica do Rio

Grande do Sul. Minayo, M. C. S. (2008). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

More, C. O. O., Leiva, A., & Tagliari, L. V. (2001). A representação social do psicólogo e de sua prática no espaço público-comunitário. Paidéia, 11(21), 85-98.

Moreira, J. O., Romagnoli, R. C., & Neves, E. O. (2007). O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde clinica social. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(4), 608-621.

Moscovici, S. (2010). Representações sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis: Vozes.

Pfromm Netto, S. (2004). Psicologia no Brasil. In M. A. K. Antunes (Org.), História da psicologia no Brasil: primeiros ensaios (pp.139-175). Rio de Janeiro: EDUERJ.

Peduzzi, M. (2001) Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública, 35(1), 103-109.

Perfeito, H. C. C. S., & Melo, S. A. (2004). Evolução dos processos de triagem psicológica em uma clínica-escola. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(1), 33-42. doi:10.1590/S0103-166X2004000100003

Praça, K. B. D., & Novaes, H. G. V. (2004). A representação social do trabalho do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 24(2), 32-47.

Romaro, R. A., & Capitão, C. G. (2003). Caracterização da clientela da clínica-escola de psicologia da Universidade São Francisco. Psicologia: Teoria e Prática, 5(1), 111-121.

Schmidt, M. L. S. (1992), Clínica-escola, escola da clínica? Boletim de Psicologia, 42(96/97), 99-103.

Serviço de Psicologia. (2004). Regimento interno. Santa Maria: Unifra.

Traverso-Yépez, M., & Morais, N. A. (2004). Idéias e concepções permeando a formação profissional entre estudantes das ciências da saúde da UFRN: um olhar da Psicologia Social. Estudos de Psicologia, 9(2), 325-333.

Winnicott, D. W. (1982). A criança e seu mundo (6ª ed.). Rio de Janeiro: Editora LTC.

Publicado

2014-09-30

Cómo citar

AREND, M. I., & MOTTA, R. F. (2014). Representação social da Psicologia e do psicólogo na sala de espera de uma clínica-escola. Estudos De Psicologia, 31(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8458