Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas

Autores/as

  • Claudia Broetto ROSSETTI Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Maria Thereza Costa Coelho de SOUZA Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem.
  • Fabíola RÖHRIG Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Queila Cássia Corrêa GUIMARÃES Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Simone Chabudee PYLRO Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Taisa Rodrigues Smarssaro BAHIENSE Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Desenvolvimento infantil, Jogos de vídeos, Tarefas Piagetiana, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Resumen

Realizou-se uma avaliação operatória em contexto virtual de 16 crianças entre sete e 10 anos com queixas de desatenção e hiperatividade por meio dos jogos eletrônicos “Zona Trash 3” e “Protocolos”, construídos a partir de provas Piagetianas clássicas. Solicitou-se às pedagogas de uma escola pública que indicassem crianças com indícios de dificuldades de atenção e/ou hiperatividade. Os professores das crianças indicadas responderam à Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e foram incluídas como participantes da pesquisa apenas as crianças que obtiveram os maiores escores na referida escala. Quase a totalidade dos participantes conseguiu chegar ao final dos dois jogos. Observou-se maior dificuldade no jogo “Protocolos”, que avalia a lógica combinatória e que, em geral, exige maior paciência e concentração dos participantes. Dessa maneira, os jogos de regras eletrônicos “Protocolos” e “Zona Trash 3” apresentam-se como bons instrumentos para a avaliação das noções operatórias de lógica combinatória e raciocínio espacial em crianças que apresentam indícios de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

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Publicado

2014-09-30

Cómo citar

ROSSETTI, C. B., SOUZA, M. T. C. C. de, RÖHRIG, F., GUIMARÃES, Q. C. C., PYLRO, S. C., & BAHIENSE, T. R. S. (2014). Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas. Estudos De Psicologia, 31(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8454

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM