Espiritualidade na formação acadêmica em psicologia no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Carla Maria Frezza CAVALHEIRO Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Administração
  • Denise FALCKE Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

Palabras clave:

Bem-estar espiritual, Espiritualidade, Formação acadêmica, Psicologia transpessoal

Resumen

Embora estudos científicos recentes comprovem correlação positiva entre espiritualidade e saúde, outros apontam a espiritualidade do psicólogo como menor que a da população em geral. Visando analisar a espiritualidade de acadêmicos de psicologia, foram investigados 1.064 estudantes (672 calouros e 392 formandos) de todas as universidades gaúchas com formandos em 2009. Foram aplicados questionário biossociodemográfico, questionário sobre valores e aspectos spirituais e religiosos, Escala de Bem-Estar Espiritual e Subescala de espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais do World Health Organization Quality of Life Group-100. Os resultados revelaram que formandos apresentam índices significativamente menores de Bem-Estar Espiritual (t=3,769; p<0,001). Eles também referem acreditar significativamente menos em Deus, força superior e/ou energia (÷2=10,03; p<0,001). Além disso, a importância da espiritualidade na clínica psicológica e no enfrentamento de situações cotidianas também é menor para os formandos (p<0,001). Esses dados indicam que provavelmente o curso de psicologia contribua para o declínio da espiritualidade, o que revela a necessidade de reavaliação sobre como a espiritualidade está sendo abordada na graduação.

 

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Publicado

2014-03-31

Cómo citar

CAVALHEIRO, C. M. F. ., & FALCKE, D. . (2014). Espiritualidade na formação acadêmica em psicologia no Rio Grande do Sul. Estudos De Psicologia, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8365

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM