Efeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamental

Autores/as

  • Fernanda do Carmo Gonçalves dos SANTOS Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores
  • Denise de Souza FLEITH Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Palabras clave:

Autoconceito, Criatividade, Docentes, Motivação, Treinamento

Resumen

Este estudo, com delineamento quase-experimental, objetivou investigar os efeitos, a curto e médio prazo, de um programa de criatividade para professoras. Foram analisados a criatividade, o autoconceito, a motivação para aprender e a percepção de clima para criatividade em sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Participaram 119 crianças, sendo 71 do grupo de tratamento e 48 do grupo controle, e 5 professoras, dentre as quais 3 foram treinadas. Foram utilizados o Teste Torrance de Pensamento Criativo e as Escalas de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental, Autoconceito Infanto-Juvenil e Percepção de Clima para Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram ganhos nos escores de criativdade e percepção do clima para a criatividade a curto e médio prazo, de autoconceito global e familiar a médio prazo, e de motivação intrínseca a curto prazo a alunos das professoras treinadas. Conclui-se que é viável e eficaz implementar programas de criatividade no contexto escolar.

 

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Wechsler, S. M., & Souza, V. L. T. (Eds.). (2011). Criatividade e aprendizagem. São Paulo: Edições Loyola.

Publicado

2023-04-14

Cómo citar

SANTOS, F. do C. G. dos, & FLEITH, D. de S. (2023). Efeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamental. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8336

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL: CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO