Desigualdade social na escola

Autores/as

  • Viviane Lima da CONCEIÇÃO Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Maria Helena Rodrigues Navas ZAMORA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Adolescente, Ensino, Iniquidade social, Psicologia social

Resumen

Considerando o contexto brasileiro de ampla desigualdade social, o objetivo central desta pesquisa foi investigar como tal dado impacta na permanência escolar de estudantes, em sua maioria de origem popular, em uma escola federal de ensino médio/técnico da cidade do Rio de Janeiro. Os referenciais teóricos utilizados foram o da Psicologia da Libertação, da Psicologia Socio-histórica e da Análise Institucional. Foram investigadas as condições de permanência de estudantes de classes populares do ensino médio técnico. Foi realizada uma pesquisa-ação, com questionário, grupo focal e observação participante com estudantes. Foi dada atenção às diversas informações obtidas quanto aos enfrentamentos cotidianos vividos pelos estudantes. A partir da análise de conteúdo, os resultados revelaram que os participantes reconhecem a existência de dificuldades, das mais diversas ordens, sendo as mais mencionadas, o cansaço e a distância entre a residência e a escola, além de problemas de aprendizagem, que podem causar entraves à permanência dos alunos. O estudo pretende desvelar a lógica da instituição bem como reafirmar a importância de pensar a partir da realidade e do cotidiano dos estudantes para formular políticas institucionais de apoio que realmente defendam uma educação pública e de qualidade ao alcance de todos.

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

CONCEIÇÃO, V. L. da, & ZAMORA, M. H. R. N. (2023). Desigualdade social na escola. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8319