Práxis e formação em Psicologia Social Comunitária

exigências e desafios ético-políticos

Autores/as

  • Maria de Fatima Quintal de FREITAS Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

Formação do psicólogo, Psicologia comunitária, Psicologia social

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma breve contextualização a respeito de alguns desafios presentes à formação no campo da Psicologia e das práticas psicossociais em comunidade. A seguir desenvolve-se uma análise em torno de três eixos. No primeiro será feita uma exposição sobre o contexto atual e campo das práticas da Psicologia Social Comunitária, destacando-se preocupações e tensões nessas práticas. No segundo eixo, as dimensões teórico- -metodológicas relevantes para o processo de formação serão indicadas e estão denominadas como “necessidades de formação para a práxis” em Psicologia Social Comunitária. No último eixo, apresentam-se o que se denominou de “delicadezas” ético-políticas presentes no “fazer” psicossocial em comunidade. Finaliza-se com a indicação de princípios e suas respectivas categorias conceituais, considerados necessários ao processo de formar para a práxis em Psicologia Social Comunitária.

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

FREITAS, M. de F. Q. de. (2023). Práxis e formação em Psicologia Social Comunitária: exigências e desafios ético-políticos. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8273

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL TEMÁTICA: PSICOLOGIA CRÍTICA