Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual

Autores/as

  • Ana Claudia Bortolozzi MAIA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia
  • Verônica Lima dos s REIS-YAMAUTI Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia
  • Rafaela de Almeida SCHIAVO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
  • Vera Lúcia Messias Fialho CAPELLINI Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação.
  • Tânia Gracy Martins do VALLE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Deficiência intelectual, Educação à distância, Formação de professores, Sexualidade

Resumen

Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.

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Citas

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

MAIA, A. C. B. ., s REIS-YAMAUTI, V. L. dos, SCHIAVO, R. de A., CAPELLINI, V. L. M. F. ., & VALLE, T. G. M. do. (2023). Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8211

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM