Teoria Motivacional do Coping

uma proposta desenvolvimentista de análise do enfrentamento do estresse

Autores/as

  • Fabiana Pinheiro RAMOS Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia.
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Kely Maria Pereira de PAULA Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palabras clave:

Coping, Saúde mental, Estresse

Resumen

A Teoria Motivacional do Coping é uma proposta desenvolvimentista recente de análise do enfrentamento do estresse relacionada à abordagem do coping como ação regulatória. Qualquer evento pode ser percebido como estressante na medida em que desafie ou ameace as necessidades psicológicas básicas de relacionamento, competência e autonomia. Essa teoria propõe um sistema de análise a partir da organização das estratégias de enfrentamento em 12 categorias, segundo seu provável desfecho adaptativo: (a) positivo: autoconfiança, busca de suporte, resolução de problemas, busca de informações, acomodação e negociação; e (b) negativo: delegação, isolamento, desamparo, fuga, submissão e oposição. A utilização desse sistema na análise do coping infantil permite identificar padrões de enfrentamento relacionados à idade, bem como possibilita avaliar o papel das mudanças desenvolvimentais no uso de determinadas estratégias, contribuindo, assim, para a análise da evolução do coping ao longo da infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Aldwin, C. M. (2009). Stress, coping and development: An integrative perspective. New York: The Guilford Press.

Aldwin, C. M. (2011). Stress and coping across the lifespan. In S. Folkman (Ed.), The Oxford Handbook of stress, health, and coping (pp.15-34). New York: Oxford University Press

Antoniazzi, A. S., Dell’Aglio, D. D., & Bandeira, D. R. (1998). O conceito de coping: uma revisão teórica. Estudos de Psicologia, 3(2), 273-294.

Beers, J. C. (2012). Teacher stress and coping: Does the process differ according to years of teaching experience? (Unpublished doctoral thesis). Portland State University

Carnier, L. E. (2010). Stress e coping em crianças hospitalizadas em situação pré-cirúrgica e stress do acompanhante: estabelecendo relações (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru.

Compas, B. E. (1987). Coping with stress during childhood and adolescence. Psychological Bulletin, 10(3), 393-403.

Compas, B. E. (2006). Psychobiological process of stress and coping: Implications for resilience in children and adolescents. Annual New York Academy of Sciences, 1094, 226-234. http://dx.doi.org/10.1196/annals. 1376.024

Compas, B. E., Connor-Smith, J. K., Saltzman, H., Thomsen, A. H., & Wadsworth, M. E. (2001). Coping with stress during childhood and adolescence: Problems, progress, and potential in theory and research. Psychological Bulletin, 127(1), 87-127.

Compas, B. E., Malcarne, V. L., & Banez, G. A. (1992). Coping with psychosocial stress: A developmental perspective. In B. N. Carpenter (Ed.), Personal coping: Theory, research, and application (pp.47-63). London: Praeger.

Compas, B. E., Malcarne, V. L., & Fondacaro, K. M. (1988). Coping with stressful events in older children and young adolescents. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 56(3), 405-411.

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum.

Folkman, S. (2011a). Stress, health, and coping overview. In S. Folkman (Ed.), The Oxford handbook of stress, health, and coping (pp.3-11). New York: Oxford University Press

Folkman, S. (2011b). Stress, health, and coping: Synthesis, commentary, and future directions. In S. Folkman (Ed.), The Oxford handbook of stress, health, and coping (pp.453-462). New York: Oxford University Press

Folkman, S., & Lazarus R. S. (1980). An analysis of coping in a middle-aged community sample. Journal of Health and Social Behavior, 21(3), 219-219.

Folkman, S., & Lazarus, R. S. (1985). If it changes it must be a process: Study of emotion and coping during three stages of a college examination. Journal of Personality and Social Psychology, 48(1), 150-170.

Folkman, S., & Moskowitz, J. T. (2004). Coping: Pitfalls and promise. Annual Review Psychology, 55, 745-774. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.psych.55.09 0902.141456

Garioli, D. S. (2011). O impacto da dor nas funções executivas e sua relação com as estratégias de enfrentamento em crianças com Anemia Falciforme (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Klein, V. C., Gaspardo, C. M., & Linhares, M. B. M. (2011). Dor, autorregulação e temperamento em recém-nascidos pré-termo de alto risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(3), 504-512.

Kramer, U., & Drapeau, M. (2009). The cognitive errors and coping patterns of child molesters as assessed by external observers: A pilot study. The Open Criminology Journal, 2, 24-28.

Lazarus, R. (1966). Psychological stress and the coping process. New York: McGraw Hill.

Lazarus, R. S. (1993a). From psychological stress to the emotions: A history of changing outlooks. Annual Review Psychology, 44, 1-21.

Lazarus, R. S. (1993b). Coping theory and research: Past, present, and future. Psychosomatic Medicine, 55, 234-247.

Lazarus, R. S., & DeLongis, A. (1983). Psychological stress and coping in aging. American Psychologist, 38(3), 245-254.

Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal and coping. New York: Springer Publishing Company.

Lees, D. C. (2007). An empirical investigation of the motivational theory of coping in middle to late childhood (Unpublis

Lodge, J. (2006). Exploring the measurement and structure of children’s coping through the development of a short form of coping. The Australian Educational and Developmental Psychologist, 23(2), 35-45.

Marchand, G., & Skinner, E. A., (2007). Motivational dynamics of children’s academic help-seeking and concealment. Journal of Educational Psychology, 99(1), 65-82

Moraes, E. O., & Enumo, S. R. F. (2008). Estratégias de enfrentamento da hospitalização em crianças avaliadas por instrumento informatizado. Psico USF, 13(2), 221-231.

Motta, A. B. (2007). Brincando no hospital: uma proposta de intervenção psicológica para crianças hospitalizadas com câncer (Tese de doutorado não-publicada). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Motta, A. B., & Enumo, S. R. F. (2004). Câncer infantil: uma proposta de avaliação das estratégias de enfrentamento da hospitalização. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(3), 193-202.

Motta, A. B., & Enumo, S. R. F. (2004). Câncer infantil: uma proposta de avaliação das estratégias de enfrentamento da hospitalização. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(3), 193-202. Motta, A. B., & Enumo, S. R. F. (

Oliveira, C. G. T. (2013). Enfrentando a dor na anemia falciforme: uma proposta de avaliação e intervenção psicológica com crianças (Tese de doutorado não- -publicada). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória

Oliveira, C. G. T., Enumo, S. R. F., & Paula, K. M. P. (2013). Coping with pain: A proposal for a psychological intervention in children with sickle cell disease. In VII World Congress of Behavioral and Cognitive Therapies. WCBT 2013 Abstract Book (pp.514-515). Lima: WCBT.

Ramos, F. P. (2012). Uma proposta de análise do coping no contexto de grupo de mães de bebês prematuros e com baixo peso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Tese de doutorado não-publicada). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Ramos, F. P., Vicente, S. R. C. R. M., Macedo, M. L. G., Martins, S. W., Enumo, S. R. F., Monteiro, L. F., ..., Cunha, A. C. B. (2011). Avaliação do coping de mães frente à hospitalização de bebês prematuros em unidade de terapia intensiva neonatal. In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica (pp.1414-1427). Lisboa: Universidade de Lisboa

Rutter, M. (2007). Commentary: Resilience, competence, and coping. Child Abuse & Neglect, 31(3), 205-209.

Sameroff, A. J. (Ed.) (2009). The transactional model of development: How children and contexts shape each other. Washington, DC: American Psychological Association.

Savoia, M. G. (1999). Escala de eventos vitais e de estratégias de enfrentamento (coping). Revista de Psiquiatria Clínica, 26(2). Recuperado em abril 23, 2009, de http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol26/n2/ artigo(57).htm#autor

Seidl, E. M. F., Tróccoli, B. T., & Zannon, C. M. L. C. (2001). Análise fatorial de uma medida de estratégias de enfrentamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 17(3), 225-234.

Skinner, E. A. (1992). Perceived control: Motivation, coping and development. In R. Schwarzer (Ed.), Self-efficacy: Thought control of action (pp.91-106). Washington, DC: Hemisphere Publishing Corporation.

Skinner, E. A. (1999). Action regulation, coping and development. In J. B. Brandtstädter & R. M. Lerner (Eds.), Action and self-development (pp.465-503). Thousand Oaks, CA: Sage.

Skinner, E. A. (2007). Coping assessment. In S. Ayers, A. Baum, C. McManaus, S. Newman, K. Wallston, … R. West (Eds.), Cambridge handbook of psychology, health and medicine (2nd ed., pp.245-250). Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Skinner, E. A., Chapman, M., & Baltes, P. B. (1988). Beliefs about control, means-ends, and agency: A new conceptualization and its measurement during childhood. Journal of Personality and Social Psychology, 54(1), 117-133.

Skinner, E. A., & Edge, K. (2002a). Parenting, motivation, and the development of coping. In L. J. Crockett (Ed.), The Nebraska Symposium on Motivation: Motivation, agency, and the life course (pp.77-143). Lincoln, NB: University of Nebraska Press.

Skinner, E. A., & Edge, K. (2002b). Self-determination, coping and development. In E. L. Deci & R. M. Ryan (Eds.), Handbook of self-determination research (pp.297-337). Rochester, NY: University of Rochester Press

Skinner, E. A, Edge, K., Altman, J., & Sherwood, H. (2003). Searching for the structure of coping: A review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psycological Bulletin, 129(2), 216-269.

Skinner, E. A., Johnson, S. J., & Snyder, T. (2005). Six dimensions of parenting: A motivational model. Parenting: Science and Practice, 5(2), 175-235.

Skinner, E. A., Kindermann, T. A., & Furrer, C. (2009). A motivational perspective on engagement and disaffection: Conceptualization and assessment of children’s behavioral and emotional participation in academic activities in the classroom. Educational and Psychological Measurement, 69(3), 493-525.

Skinner, E. A., & Wellborn, J. G. (1994). Coping during childhood and adolescence: A motivacional perspective. In D. L. Featherman, R. M. Lerner, & M. Perlmutter (Eds.), Life-Span development and behavior (Vol.12, pp.91-133). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Skinner, E. A., & Wellborn, J. G. (1997). Children’s coping in the academic domain. In S. A. Wolchik & I. N. Sandler (Eds.), Handbook of children’s coping with common stressors: Linking theory and intervention (pp.387-422). New York: Plenum Press.

Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2007). The development of coping. Annual Review of Psychology, 58, 119-144. http://dx.doi.org/10.1146/annurev. psych.58.110405.085

Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2009). Challenges to the developmental study of coping. In E. A. Skinner & M. J. Zimmer-Gembeck (Eds.), Coping and the development of regulation (pp.1-17). San Francisco: Jossey-Bass.

Snyder, T. (2011). Parent and teacher influences on children’s academic motivation (Unpublished doctoral dissertation). Portland State University.

Vitaliano, P. P., Russo, J., Carr, J. E., Maiuro, R. D., & Becker, J. (1985). The ways of coping checklist: Revision and psychometric properties. Multivariate Behavioral Research, 20(1), 3-26.

Wellborn, J. G., Connell, J. P., & Skinner, E. A. (1989). The Students Perceptions of Control Questionnaire (SPOCQ): Academic Domain. Technical Report. Rochester, NY: University of Rochester.

Zimmer-Gembeck, M. J., Lees, D., Bradley, G., & Skinner, E. A. (2009). Use of an analogue method to examine children’s appraisals of threat and emotion in response to stressful events. Motivation and Emotion, 33(2), 136-149.

Zimmer-Gembeck, M. J., Lees, D., & Skinner, E. A. (2011). Children’s emotions and coping with interpersonal stress as correlates of social competence. Australian Journal of Psychology, 63(3), 131-141.

Zimmer-Gembeck, M. J., & Skinner, E. A. (2008). Adolescentes coping with stress: Development and diversity. The Prevention Researcher, 15(4), 3-7.

Zimmer-Gembeck, M. J., & Skinner, E. A. (2009). Coping, development influences. In H. T. Reis & S. Sprecher (Eds.), Encyclopedia of Human Relationships. Newbury: Sage.

Zimmer-Gembeck, M. J., & Skinner, E. A. (2011). The development of coping across childhood and adolescence: An integrative review and critique of research. International Journal of Behavioral Development, 35(1), 1-17.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

RAMOS, F. P. ., ENUMO, S. R. F., & PAULA, K. M. P. de. (2023). Teoria Motivacional do Coping: uma proposta desenvolvimentista de análise do enfrentamento do estresse. Estudos De Psicologia, 32(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8165

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL TEMÁTICA: COPING E AUTORREGULAÇÃO