O QUE ESTÃO AVALIANDO OS TESTES DE PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO?

Autores/as

  • Quinha Luíza de Oliveira FFCURP/US

Palabras clave:

testes, prontidão, fidedignidade

Resumen

Este trabalho teve por objetivo verificar o desempenho de 140 alunos da 1ª série e, através de um estudo psicométrico, investigar quais são as habilidades mais avaliadas nos seguintes testes: teste Metropolitano de Prontidão(TMP),Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar(DHP), Teste de Prontidão para a Leitura (TPL) e Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a AIfabetização(IAR). Houve superioridade significante dos sujeitos da classe média-alta e dos que frequentaram o pré-primário. Os testes foram precisos e válidos. Os subtestes mais difíceis para a classe média-baixa foram os relativos às habilidades numéricas e de raciocínio: análise-síntese. Os testes estão avaliando mais as habilidades de coordenação viso-motora e numéricas, seguindo-se das perspectivas e verbais; por último as de raciocínio: análise-síntese.

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Publicado

1993-08-31

Cómo citar

de Oliveira, Q. L. (1993). O QUE ESTÃO AVALIANDO OS TESTES DE PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO?. Estudos De Psicologia, 10(2), 41–62. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8097

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS