O ESTILO DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR: POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DA CRIANÇA PELO DOCENTE.

Autores/as

  • Raquel Souza Lobo GUZZO Professora do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP

Resumen

O conhecimento que o professor tem das características individuais de seus alunos presentes à situação de aprendizagem e o controle de variáveis como a instrução e o tipo de tarefa, podem contribuir para um melhor desempenho acadêmico, prevenindo as dificuldades em sala de aula. Este estudo teve como objetivo determinar o quanto uma professora conhece das modalidades preferenciais de atenção de seus alunos analisando as atividades curriculares que favorecem este conhecimento. Foram sujeitos, dez alunos de primeira série do primeiro grau de uma escola da rede oficial e sua professora. Aplicou-se nos alunos, um Inventário de Estilos de Aprendizagem - preferências visuais ou auditivas, em relação a procedimentos instrucionais específicos para a aprendizagem da leitura e escrita. A opinião da professora foi colhida através de uma Escala de Observação do Professor. Pelos resultados ficou demonstrado que a professora conhece seus alunos segundo seu desempenho em tarefas acadêmicas por ela planejadas. Quanto às características individuais, não se correlacionaram com as obtidas através do Inventário de Estilos de Aprendizagem. Em dez sujeitos apenas dois mostraram-se conhecidos pela professora (60%) de que ela evidenciou um nível médio (50%) de conhecimento, e de três, desconhecimento (20%) em relação as suas preferências visuais e auditivas. As atividades acadêmicas não favoreceram o conhecimento dessas características pela professora. Dos doze itens da escala avaliados, apenas dóis foram considerados facilitadores, os demais não viabilizaram uma pronta avaliação.

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Publicado

1990-12-31

Cómo citar

Souza Lobo GUZZO, R. . (1990). O ESTILO DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR: POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DA CRIANÇA PELO DOCENTE. Estudos De Psicologia, 7(2), 98–122. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7952