Práticas de leitura e compreensão de texto no 6º e 7º anos do ensino fundamental

Autores/as

  • Rubem Muniz BAPTISTA Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Pedro Viana de FREITAS JUNIOR Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Adriana Penha PEÇANHA Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Adriana Benevides SOARES Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Marsyl Bulkool METTRAU Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da MOTA Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palabras clave:

Compreensão, Hábitos de leitura, Leitura

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de leitura de jovens adolescentes e sua relação com o desempenho na compreensão de textos. Participaram 121 estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental de escolas públicas, com idades variando entre 11 e 14 anos, de ambos os sexos. Foram aplicados três instrumentos: o Questionário de Compreensão de Texto Cloze, o Teste de Compreensão de Leitura e o Questionário sobre Home Literacy. A partir disso, constatou-se que a maioria dos estudantes leem um ou mais livros por ano e que usam bastante a Internet para discussão nas redes sociais. Quanto a associação entre as práticas de leitura e a compreensão textual verificou-se que a leitura prazerosa de gibis e mangás, por exemplo, se relaciona ao baixo desempenho na compreensão de textos, pois grupos que leram mais esse tipo de texto tiveram desempenho inferior na Análise de Variância (F(3, 120) = 2,91; p = 0,03). Além disso, verificou-se que alunos os quais leem as matérias escolares quando chegam em casa tem escores mais altos na interpretação textual (F(3, 120) = 2,92; p = 0,03).

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Publicado

2023-03-15

Cómo citar

BAPTISTA, R. M., FREITAS JUNIOR, P. V. de, PEÇANHA, A. P., SOARES, A. B., METTRAU, M. B., & MOTA, M. M. P. E. da. (2023). Práticas de leitura e compreensão de texto no 6º e 7º anos do ensino fundamental. Estudos De Psicologia, 33(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7813

Número

Sección

PSICOLOGIA EDUCACIONAL