Avaliação do impacto de acontecimentos traumáticos na adolescência: validação da Impact of Event Scale-Revised

Autores/as

  • Marina Isabel Vieira Antunes CUNHA Instituto Superior Miguel Torga, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.
  • Ana Maria de Jesus XAVIER Universidade de Coimbra, Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental.
  • Sofia de Miranda ZAGALO Instituto Superior Miguel Torga, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.
  • Marcela Salomé Albuquerque Andrade de MATOS Universidade de Coimbra, Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Palabras clave:

Adolescente, Análise fatorial confirmatória, Validade dos testes, Vergonha

Resumen

O objetivo do presente estudo foi validar a Impact of Event Scale-Revised em uma amostra de adolescentes portugueses. Esta foi constituída por 383 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram usados outros questionários, que avaliavam a centralidade da memória de vergonha e sintomatologia psicopatológica. Foram testados vários modelos alternativos da estrutura fatorial da Escala do Impacto do Acontecimento através da Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados mostraram que o modelo de três fatores com um fator de segunda ordem tem um melhor ajustamento aos dados. A escala e suas subescalas mostraram uma boa consistência interna, adequada estabilidade temporal e validade convergente com medidas de centralidade da memória de vergonha e sintomas de depressão, ansiedade e estresse. A versão portuguesa da Escala do Impacto do Acontecimento para adolescentes é uma medida válida para avaliar respostas gerais de estresse e/ou impacto traumático, em particular de vivências de vergonha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

American Psychiatric Association. (1980). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (3rd ed., DSMIII). Washington, D.C.: Author.

American Psychiatric Association. (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed., DSM-V). Lisboa: Climepsi.

Andrews, B. (1998). Shame and childhood abuse. In P. Gilbert & B. Andrews (Eds.), Shame: Interpersonal behavior, psychopathology, and culture (pp.3-38). Oxford: Oxford University Press.

Andrews, B., Brewin, C. R., Rose, S., & Kirk, M. (2000). Predicting PTSD symptoms in victims of violent crime: The role of shame, anger, and childhood abuse. Journal of Abnormal Psychology, 109(1), 69-73. https://doi.org/10.1037/0021-843X.109.1.69

Andrews, L., Shevlin, M., Troop, N., & Joseph, S. (2004). Multidimensionality of intrusion and avoidance: Alternative factor models of the Impact of Event Scale. Personality and Individual Differences, 36(2), 431-446. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(03)00107-7

Äslund, C., Nilsson, K. W., Starrin, B., & Sjöberg, R. L. (2007). Shaming experiences and the association between adolescent depression and psychosocial risk factors. European Child & Adolescent Psychiatry, 16(5), 298-304. https://doi.org/10.1007/s00787-006-0564-1

Beck, J. G., Grant, D. M., Read, J. P., Clapp, J. D., Coffey, S. F., Miller, L. M., & Palyo, S. A. (2008). The Impact of Event Scale-Revised: Psychometric properties in asample of motor vehicle accident survivors. Journal of Anxiety Disorders, 22(2), 187-198. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2007.02.007

Berntsen, D., & Rubin, D. C. (2006). The centrality of event scale: A measure of integrating a trauma into one’s identity and its relation to post-traumatic stress disorder symptoms. Behaviour Research and Therapy, 44(2), 219-231. https://doi.org/10.1016/j.brat.2005.01.009

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.

Creamer, M., Bell, R., & Failla, S. (2003). Psychometric properties of the impact of event scale-revised. Behaviour Research and Therapy, 41(12), 1489-1496. https://doi.org/10.1016/j.brat.2003.07.010

Cuffe, S. P., McKeown, R. E., Addy, C. L., & Garrison, C. Z. (2005). Family and psychosocial risk factors in a longitudinal epidemiological study of adolescents. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 44(2), 121-129. https://doi.org/10.1097/00004583-200502000-00004

Cunha, M., Matos, M., & Pinto Gouveia, J. (2011). Tradução e adaptação da “A Escala do Impacto do Acontecimento (IES-R)” para adolescentes. Universidade de Coimbra, Portugal. [Manuscrito não-publicado].

Cunha, M., Matos, M., Faria, D., & Zagalo, S. (2012). Shame memories and psychopathology in adolescence: The mediator effect of shame. International Journal of Psychology & Psychological Therapy, 12(2), 203-218.

Cunha, M., Matos, M., Xavier, A., & Faria, D. (2013). The adolescents’ version of the event centrality scale (CESA): Study of its psychometric properties. AtentiónPrimaria, 45 (Especial Congreso I), 163. Retrived October 5, 2015, from http://apps.elsevier.es/watermark/ctl_servlet?_f=10&pident_articulo=90201512&pident_usuario=0&pcontactid=&pident_revista=27&ty=38&accion=L&origen= zonadelectura&web=www.elsevier.es&lan=en&fichero=27v45nEsp.Congresoa90201512pdf001.pdf

De Rubeis, S., & Hollenstein, T. (2009). Individual differences in shame and depressive symptoms during early adolescence. Personality and Individual Differences, 46, 477-482. https://doi.org/10.1016/j.paid.2008.11.019

Deeba, F., Rapee R. M., & Prvan, T. (2014). Psychometric properties of the Children’s Revised Impact of Events Scale (CRIES) with Bangladeshi children and adolescents. PeerJ, 2(536), 2-13. https://doi.org/10.7717/peerj.536

Dyregrov, A., Kuterovac, G., & Barath, A. (1996). Factor analysis of the impact of event scale with children in war. Scandinavian Journal of Psychology, 37(4), 339-350.

Gilbert, P., & Irons, C. (2009). Shame, self-criticism and self-compassion in adolescence. In N. B. Allen & L. B. Sheeber (Eds.), Adolescent emotional development and the emergence of depressive disorders (pp.195-214). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511551963

Hawker, D. S. J., & Boulton, M. J. (2000), Twenty years’ research on peer victimization and psychosocial maladjustment: A meta-analytic review of crosssectional studies. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 41, 441-455. https://doi.org/10.1111/1469-7610.00629

Horowitz, M., Wilner, N., & Alvarez, W. (1979). Impact of Event Scale: A measure of subjective stress. Psychosomatic Medicine, 41(3), 209-218.

Hovens, J. G. F. M., Giltay, E. J., Wiersma, J. E., Spinhoven, P., Penninx, B. W. J. H., & Zitman, F. G. (2012). Impact of childhood life events and trauma on the course of depressive and anxiety disorders. Acta Psychiatrica Scandinavica, 126(3), 198-207. https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.2011.01828.x

Kline, R. B. (2005). Principles and practice of structural equation modeling (2nd ed.). New York: Guilford.

Lovibond, P., & Lovibond, H. (1995). The structure ofnegative emotional states: Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with Beck Depressive and Anxiety Inventories. Behaviour Research and Therapy, 33(3), 335-343. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-U

Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Lisboa: Report Number.

Matos, M., & Pinto Gouveia, J. (2010). Shame as a traumatic memory. Clinical Psychology & Psychotherapy, 17(4), 299-312. https://doi.org/10.1002/cpp.659

Matos, M., Pinto-Gouveia, J., & Martins, S. (2011). O impacto traumático de experiências de vergonha: estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Impact of Event Scale - Revised. Psychologica, 54, 413-438. Recuperado em outubro 5, 2015, de http://iduc.uc.pt/index.php/psychologica/article/view/1114

Meiser-Stedman, R., Dalgleish, T., Yule, W., & Smith, P. (2012). Intrusive memories and depression following recent non-traumatic negative life events in adolescents. Journal of Affective Disorders, 137(1),70-78. https://doi.org/10.1016/j.jad.2011.12.020

Morina, N., Böhme, H. F., Ajdukovic, D., Bogic, M., Franciskovic, T., Galeazzi, G. M., ... Priebe, S. (2010). The structure of post-traumatic stress symptoms insurvivors of war: Confirmatory factor analyses of the Impact of Event Scale - Revised. Journal of Anxiety Disorders, 24(6), 606-611. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2010.04.001

Olff, M., Langeland, W., Draijer, N., & Gersons, B. P. (2007). Gender differences in posttraumatic stress disorder. Psychological Bulletin, 133(2), 183. https://doi.org/10.1037/0033-2909.133.2.183

Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de ansiedade, depressão e stress (EADS) de 21

Itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde & Doença, 5(2), 229-239. Recuperado em outubro 5, 2015, de http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v5n2/v5n2a07.pdf

Pinto-Gouveia, J., & Matos, M. (2011). Can shame memories become a key to identity? The centrality of shame memories predicts psychopathology. Applied Cognitive Psychology, 25(2), 281-290. https://doi.org/10.1002/acp.1689

Price, M., Higa-McMillan, C., Kim, S., & Frueh, B. C. (2013). Trauma experience in children and adolescents: An assessment of the effects of trauma type and role of interpersonal proximity. Journal of Anxiety Disorders, 27(7), 652-660. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2013.07.009

Schermelleh-Engel, K., Moosbrugger, H., & Müller, H. (2003). Evaluating the fit of structural equation models: Tests of significance and descriptive goodnessof- fit measures. Methods of Psychological Research Online, 8(2), 23-74.

Smith, P., Perrin, S., Dyregrov, A., & Yule, W. (2003).Principal components analysis of the impact of event scale with children in war. Personality and Individual Differences, 34(2), 315-322. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(02)00047-8

Stuewig, J., & McCloskey, L. A. (2005). The relation of child maltreatment to shame and guilt among adolescents: Psychological routes to depression and delinquency. Child Maltreatment, 10(4), 324-336. https://doi.org/10.1177/1077559505279308

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon.

Tangney, J. P., & Dearing, R. L. (2002). Shame and guilt. New York: Guilford Press.

Weiss, D. S., & Marmar, C. R. (1997). The Impact of Event Scale - Revised. In J. P. Wilson & T. M. Keane (Eds.), Assessing psychological trauma and PTSD (pp.399-411). New York: Guilford Press.

Wolfe, D. A., & Mash, E. J. (2006). Behavioral and emotional disorders in adolescents. London: Guilford Press.

Wu, K. K., & Chan, K. S. (2003). The development of the Chinese version of Impact of Event Scale – Revised (CIES-R). Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 38(2), 94-98. https://doi.org/10.1007/s00127-003-0611-x

Yule, W., Bruggencate, S. T., & Joseph, S. (1994). Principal components analysis of the Impact of Events Scale in adolescents who survived a shipping disaster. Personality and Individual Differences, 16(5), 685-691. https://doi.org/10.1016/0191-8869(94)90210-0

Publicado

2023-03-08

Cómo citar

CUNHA, M. I. V. A., XAVIER, A. M. de J., ZAGALO, S. de M., & MATOS, M. S. A. A. de. (2023). Avaliação do impacto de acontecimentos traumáticos na adolescência: validação da Impact of Event Scale-Revised. Estudos De Psicologia, 34(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7656

Número

Sección

SEÇÃO TEMÁTICA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA