A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar

Autores/as

Palabras clave:

Criatividade, Inovação organizacional, Rede social

Resumen

Este artigo compara as redes sociais existentes antes e depois da execução de projetos baseados no método de resolução criativa de problemas, adaptado para funcionar com grupos grandes. A apresentação do caso, desenvolvido junto a um agrupamento escolar, inclui a preparação e execução do fórum, a implementação de projetos de inovação e a medida das redes de comunicação existentes nas equipes, antes e depois da realização dos projetos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia para o estabelecimento de projetos de inovação. A análise das redes sociais permite compreender melhor o que se passa durante a execução dos projetos pelas equipes, seja em termos de liderança, seja quanto à evolução da rede de relações de trabalho. Do estudo deste caso, ressaltam características desejáveis para a melhoria do referido método de intervenção e para a construção de modelos de análise da execução dos projetos, a partir da evolução das redes sociais.

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Publicado

2023-02-24

Cómo citar

SOUSA, F. C., MONTEIRO, I. P. ., & BICA, J. P. . (2023). A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar. Estudos De Psicologia, 35(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7457

Número

Sección

SEÇÃO TEMÁTICA: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO