Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica

Autores/as

Palabras clave:

Adaptação acadêmica, Autoefi cácia, Bem-estar, Teoria social cognitiva, Universidades

Resumen

Este estudo tem como objetivo avaliar se a autoefi cácia na formação superior pode predizer a satisfação com a experiência acadêmica. Participaram do estudo 372 universitários (66,4% do sexo feminino) de uma instituição de ensino superior paulista, com idade entre 17 e 53 anos (= 22,84; DP = 6,09). Os instrumentos utilizados foram as Escalas de Autoefi cácia na Formação Superior e a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Uma análise de regressão múltipla indicou que o conjunto das facetas da autoefi cácia acadêmica explicou grande parte da variância da satisfação acadêmica total (aproximadamente 64%), sendo que a faceta interação social apresentou coeficiente de regressão elevado (β = 0,79; < 0,001). Esses resultados indicam que a autoefi cácia é uma importante preditora da satisfação acadêmica.

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Publicado

2023-02-14

Cómo citar

SANTOS, A. A. A. dos, ZANON, C., & ILHA, V. D. (2023). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7388

Número

Sección

SEÇÃO TEMÁTICA: O PAPEL DA PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE