Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação segundo professores e estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Inovação, Aprendizagem, Motivação

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o papel das tecnologias no desenvolvimento da criatividade na motivação discente segundo professores e estudantes universitários. Nove professores de três grupos – uso criativo, uso tradicional e não uso das Tecnologias da Informação e Comunicação –, participaram de entrevista semiestruturada. Ademais, 249 estudantes responderam ao Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior e à Escala de Motivação para Aprender. No relato docente, não se observou ligação entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade discente. Os estudantes cujos professores não utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação avaliaram mais positivamente as práticas docentes quanto ao estímulo à criatividade. O uso das tecnologias em sala de aula deve ser planejado conforme os objetivos que se pretende alcançar.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

VILARINHO-PEREIRA, D. R., & FLEITH, D. de S. (2023). Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação segundo professores e estudantes universitários. Estudos De Psicologia, 38. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7299

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL