Significados de sucesso na carreira para estudantes e profissionais de Psicologia

Autores/as

  • Alyane Aubibert Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0002-4987-2120
  • Marcos Vinicius Amorim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0002-1050-0258
  • Alexsandro Luiz de Andrade Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Mestrado Profissional em Gestão Pública https://orcid.org/0000-0003-4953-0363
  • Manoela Ziebell de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia https://orcid.org/0000-0003-0243-5115

Palabras clave:

Realização, Psicólogos, Sucesso profissional, Orientação vocacional

Resumen

Várias são as definições de sucesso na carreira. Neste trabalho, objetivou-se a análise do significado de sucesso na carreira para estudantes e profissionais da Psicologia. Participaram do estudo 656 brasileiros de todas as regiões do país, os quais responderam uma pesquisa online contendo um questionário sociodemográfico e uma tarefa de associação de palavras para definição de sucesso na carreira. Os resultados foram submetidos à Classificação Hierárquica Descendente, realizada pelo software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram seis classes lexicais, agrupadas em dois blocos temáticos. Os estudantes referiram mais palavras relacionadas com o tema “Realização das atividades profissionais”. Já os profissionais utilizaram mais palavras relacionadas a “Características e Relações de Trabalho”. Como contribuições, destacam-se a apresentação de como o sucesso na carreira é entendido por um grupo específico de profissionais e a necessidade de se considerar, em um processo de aconselhamento de carreira, as influências contextuais e de ciclo de vida no sucesso na carreira. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Akkermans, J., & Kubasch, S. (2017). Trending topics in careers: a review and future research agenda. Career Development International, 22(6), 586-627. https://doi.org/10.1108/CDI-08-2017-0143

Andrade Júnior, E. O., & Andrade, E. O. (2016). Lexical analysis of the Code of Medical Ethics of the Federal Council of Medicine. Revista da Associação Médica Brasileira, 62(2), 123-130. https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.02.123

Anunciação, L., Mograbi, D., & Landeira-Fernandez, J. (2019). Perfil financeiro dos psicólogos brasileiros: análise estatística relacionada ao ano de 2015. Universitas Psychologica, 18(1), 1-10. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy18-1.pfpb

Audibert, A., Amorim, M., Oliveira, M. Z., & Teixeira, M. O. (2020). Sucesso na carreira: Revisão narrativa da literatura. In M. O. Teixeira, I. Janeiro, C. Sampaio, A. D. Silva, & M. Bardagi (Coords.), Desenvolvimento de carreira e aconselhamento: novos contributos de investigação e prática (pp. 110-118). APDC Edições. http://www.apdc.eu/publica.html

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf

Conselho Federal de Psicologia. (2020). A Psicologia brasileira apresentada em números. http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/

Costa, L. V. (2013). Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. Revista de Carreiras e Pessoas, 3(1), 2-19. https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15435

Cury, B. M., Barbosa, C. O., Cardoso, G. D. S., & Silva, P. A. (2018). Cultura Profissional do Psicólogo no Brasil. Revista Científica UniScientiae, 1(2), 117-128. https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaTecnologiaeCiencia/article/view/980

Derr, C. (1986). Five definitions of career success: implications for relationships. International Review of Applied Psychology, 35, 415-435. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.1986.tb00940.x

Dries, N., Pepermans, R., & Carlier, O. (2008). Career success: constructing a multidimensional model. Journal of Vocational Behavior, 73(2), 254-267. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2008.05.005

Freitas, O., & Oliveira, M. (2017). Trajetória, projetos e expectativas de sucesso na carreira: estudo com universitários concluintes que não pretendem atuar na área de formação. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(2), 58-78. https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1555

Giraud, L., Bernard, A., & Trinchera, L. (2019). Early career values and individual factors of objective career success: the case of the French business graduates. Career Development International. Career Development International, 24(4), 350-382. https://doi.org/10.1108/CDI-06-2017-0093

Greenhaus, J. H., Parasuraman, S., & Wormley, W. M. (1990). Effects of race on organizational experiences, job performance evaluations, and career outcomes. Academy of Management Journal, 33(1), 64-86. https://doi.org/10.5465/256352

Heslin, P. A. (2005). Conceptualizing and evaluating career success. Journal of Organizational Behavior, 26(2), 113-136. https://doi.org/10.1002/job.270

Judge, T. A., Cable, D. M., Boudreau, J. W., & Bretz, R. D. (1995). An empirical investigation of the predictors of executive career success. Personnel Psychology, 48(3), 485-519. https://doi.org/10.1111/j.1744-6570.1995.tb01767.x

Lee, M., Lirio, P., Karakas, F., MacDermid, S., & Kossek, E. (2006). Exploring career and personal outcomes and the meaning of career success among part-time professionals in organizations. In R. J. Burke (Ed.), Research companion to working time and work addiction. Cheltenham: Edward Elgar.

Mayrhofer, W., Briscoe, J. P., Hall, D. T. T., Dickmann, M., Dries, N., Dysvik, A., & Unite, J. (2016). Career success across the globe. Organizational Dynamics, 45(3), 197-205. https://dx.doi.org/10.1016/j.orgdyn.2016.07.005

Meade, J. (2000, October 1). Boost Careers and Succession Planning. HR Magazine. https://indexarticles.com/business/hr-magazine/boost-careers-and-succession-planning/

Ministério da Educação (Brasil). (2011). Resolução CNE/CES nº 5 de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Diário Oficial da União, Brasília. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7692&Itemid=

Mourão, L., Travassos, R., Abbad, G. S., & Carvalho, L. (2019). Avaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 43-55. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902019000200005&lng=pt&tlng=pt

Nienhuser, W. (2016). Free verbal associations: measuring what people think about employee participation. In Townsend, Loudoun, and Lewin (Eds.), Handbook of Qualitative Research Methods on Human Resource Management (pp. 179-190). Edward Elgar Publishing.

Oliveira, M. C. D., Melo-Silva, L. L., Taveira, M. D. C., & Postigo, F. L. J. (2019). Career success according to new graduates: implications for counseling and management. Paidéia, 29, e2913. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913

Otto, K., Sobiraj, S., Schladitz, S., Vásquez, M. E. G., Roe, R., & Mabunda, M. B. (2019). Do social skills shape career success in the psychology profession? Zeitschrift für Arbeits- und Organisationspsychologie A&O, 63, 88-99. https://doi.org/10.1026/0932-4089/a000293

Parker, B., & Chusmir, L. H. (1992). Development and Validation of a Life-Success Measures Scale. Psychological Reports, 70(2), 627-637. https://doi.org/10.2466/pr0.1992.70.2.627

Rick, C., Dries, N., Bagdadli, S., & Oliveira, M. Z. (2017). Implicit link: using free association to explore cross-cultural differences in the meaning of talent. Academy of Management Annual Meeting Proceedings, 2017(1), 17174. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2017.278

Shockley, K. M., Ureksoy, H., Rodopman, O. B., Poteat, I. F., & Dullaghan, T. R. (2016). Development of a new scale to measure subjective career success: A mixed-methods study. Journal of Organizational Behavior, 37(1), 128-153. https://doi.org/10.1002/job.2046

Smale, A., Bagdadli, S., Cotton, R., Dello Russo, S., Dickmann, M., Dysvik, A., Gianecchini, M., Kaše, R., Lazarova, M., Reichel, A., Rozo, P., & Verbruggen, M. (2019). Proactive career behaviors and subjective career success: the moderating role of national culture. Journal of Organizational Behavior, 40(1), 105-122. https://doi.org/10.1002/job.2316

Sobiraj, S., Schladitz, S., & Otto, K. (2016). Defining and explaining career success in psychologists using person and job-based resources. Psychology and Education, 53(2), 1-20. https://www.researchgate.net/publication/309204397_Defining_and_explaining_career_success_in_psychologists_using_person_and_job_based_resources

Souza, M. A. R., Wall, M. L., Thuler, A. C. M. C., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, 1-7. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353

Sturges, J. (1999). What is means to succeed: personal conceptions of career success held by male and female managersat different ages. British Journal of Management, 10, 239-252. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00130

Sutherland, K. A. (2017). Constructions of success in academia: an early career perspective. Studies in Higher Education, 42(4), 743-759. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1072150

Turban, D., & Dougherty, T. (1994). Role of protégé personality in receipt of mentoring and career success. Academy of Management Journal, 37(3), 688-702. https://doi.org/10.5465/256706

Vieira, V. M. O. (2019). Contribuições da técnica de “associação livre de palavras” para a compreensão da sexualidade na adolescência. Espaço Pedagógico, 26(1), 260-281. https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.6126

Zhou, W., Sun, J., Guan, Y., Li, Y., & Pan, J. (2013). Criteria of career success among Chinese employees: developing a multidimensional scale with qualitative and quantitative approaches. Journal of Career Assessment, 21(2), 265-277. https://doi.org/10.1177/1069072712471302

Descargas

Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Aubibert, A. ., Amorim, M. V., de Andrade, A. L., & Oliveira, M. Z. de. (2022). Significados de sucesso na carreira para estudantes e profissionais de Psicologia. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7235

Número

Sección

PSICOLOGIA SOCIAL