Significados de sucesso na carreira para estudantes e profissionais de Psicologia
Palabras clave:
Realização, Psicólogos, Sucesso profissional, Orientação vocacionalResumen
Várias são as definições de sucesso na carreira. Neste trabalho, objetivou-se a análise do significado de sucesso na carreira para estudantes e profissionais da Psicologia. Participaram do estudo 656 brasileiros de todas as regiões do país, os quais responderam uma pesquisa online contendo um questionário sociodemográfico e uma tarefa de associação de palavras para definição de sucesso na carreira. Os resultados foram submetidos à Classificação Hierárquica Descendente, realizada pelo software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram seis classes lexicais, agrupadas em dois blocos temáticos. Os estudantes referiram mais palavras relacionadas com o tema “Realização das atividades profissionais”. Já os profissionais utilizaram mais palavras relacionadas a “Características e Relações de Trabalho”. Como contribuições, destacam-se a apresentação de como o sucesso na carreira é entendido por um grupo específico de profissionais e a necessidade de se considerar, em um processo de aconselhamento de carreira, as influências contextuais e de ciclo de vida no sucesso na carreira.
Descargas
Citas
Akkermans, J., & Kubasch, S. (2017). Trending topics in careers: a review and future research agenda. Career Development International, 22(6), 586-627. https://doi.org/10.1108/CDI-08-2017-0143
Andrade Júnior, E. O., & Andrade, E. O. (2016). Lexical analysis of the Code of Medical Ethics of the Federal Council of Medicine. Revista da Associação Médica Brasileira, 62(2), 123-130. https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.02.123
Anunciação, L., Mograbi, D., & Landeira-Fernandez, J. (2019). Perfil financeiro dos psicólogos brasileiros: análise estatística relacionada ao ano de 2015. Universitas Psychologica, 18(1), 1-10. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy18-1.pfpb
Audibert, A., Amorim, M., Oliveira, M. Z., & Teixeira, M. O. (2020). Sucesso na carreira: Revisão narrativa da literatura. In M. O. Teixeira, I. Janeiro, C. Sampaio, A. D. Silva, & M. Bardagi (Coords.), Desenvolvimento de carreira e aconselhamento: novos contributos de investigação e prática (pp. 110-118). APDC Edições. http://www.apdc.eu/publica.html
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf
Conselho Federal de Psicologia. (2020). A Psicologia brasileira apresentada em números. http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/
Costa, L. V. (2013). Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. Revista de Carreiras e Pessoas, 3(1), 2-19. https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15435
Cury, B. M., Barbosa, C. O., Cardoso, G. D. S., & Silva, P. A. (2018). Cultura Profissional do Psicólogo no Brasil. Revista Científica UniScientiae, 1(2), 117-128. https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaTecnologiaeCiencia/article/view/980
Derr, C. (1986). Five definitions of career success: implications for relationships. International Review of Applied Psychology, 35, 415-435. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.1986.tb00940.x
Dries, N., Pepermans, R., & Carlier, O. (2008). Career success: constructing a multidimensional model. Journal of Vocational Behavior, 73(2), 254-267. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2008.05.005
Freitas, O., & Oliveira, M. (2017). Trajetória, projetos e expectativas de sucesso na carreira: estudo com universitários concluintes que não pretendem atuar na área de formação. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(2), 58-78. https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1555
Giraud, L., Bernard, A., & Trinchera, L. (2019). Early career values and individual factors of objective career success: the case of the French business graduates. Career Development International. Career Development International, 24(4), 350-382. https://doi.org/10.1108/CDI-06-2017-0093
Greenhaus, J. H., Parasuraman, S., & Wormley, W. M. (1990). Effects of race on organizational experiences, job performance evaluations, and career outcomes. Academy of Management Journal, 33(1), 64-86. https://doi.org/10.5465/256352
Heslin, P. A. (2005). Conceptualizing and evaluating career success. Journal of Organizational Behavior, 26(2), 113-136. https://doi.org/10.1002/job.270
Judge, T. A., Cable, D. M., Boudreau, J. W., & Bretz, R. D. (1995). An empirical investigation of the predictors of executive career success. Personnel Psychology, 48(3), 485-519. https://doi.org/10.1111/j.1744-6570.1995.tb01767.x
Lee, M., Lirio, P., Karakas, F., MacDermid, S., & Kossek, E. (2006). Exploring career and personal outcomes and the meaning of career success among part-time professionals in organizations. In R. J. Burke (Ed.), Research companion to working time and work addiction. Cheltenham: Edward Elgar.
Mayrhofer, W., Briscoe, J. P., Hall, D. T. T., Dickmann, M., Dries, N., Dysvik, A., & Unite, J. (2016). Career success across the globe. Organizational Dynamics, 45(3), 197-205. https://dx.doi.org/10.1016/j.orgdyn.2016.07.005
Meade, J. (2000, October 1). Boost Careers and Succession Planning. HR Magazine. https://indexarticles.com/business/hr-magazine/boost-careers-and-succession-planning/
Ministério da Educação (Brasil). (2011). Resolução CNE/CES nº 5 de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Diário Oficial da União, Brasília. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7692&Itemid=
Mourão, L., Travassos, R., Abbad, G. S., & Carvalho, L. (2019). Avaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 43-55. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902019000200005&lng=pt&tlng=pt
Nienhuser, W. (2016). Free verbal associations: measuring what people think about employee participation. In Townsend, Loudoun, and Lewin (Eds.), Handbook of Qualitative Research Methods on Human Resource Management (pp. 179-190). Edward Elgar Publishing.
Oliveira, M. C. D., Melo-Silva, L. L., Taveira, M. D. C., & Postigo, F. L. J. (2019). Career success according to new graduates: implications for counseling and management. Paidéia, 29, e2913. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2913
Otto, K., Sobiraj, S., Schladitz, S., Vásquez, M. E. G., Roe, R., & Mabunda, M. B. (2019). Do social skills shape career success in the psychology profession? Zeitschrift für Arbeits- und Organisationspsychologie A&O, 63, 88-99. https://doi.org/10.1026/0932-4089/a000293
Parker, B., & Chusmir, L. H. (1992). Development and Validation of a Life-Success Measures Scale. Psychological Reports, 70(2), 627-637. https://doi.org/10.2466/pr0.1992.70.2.627
Rick, C., Dries, N., Bagdadli, S., & Oliveira, M. Z. (2017). Implicit link: using free association to explore cross-cultural differences in the meaning of talent. Academy of Management Annual Meeting Proceedings, 2017(1), 17174. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2017.278
Shockley, K. M., Ureksoy, H., Rodopman, O. B., Poteat, I. F., & Dullaghan, T. R. (2016). Development of a new scale to measure subjective career success: A mixed-methods study. Journal of Organizational Behavior, 37(1), 128-153. https://doi.org/10.1002/job.2046
Smale, A., Bagdadli, S., Cotton, R., Dello Russo, S., Dickmann, M., Dysvik, A., Gianecchini, M., Kaše, R., Lazarova, M., Reichel, A., Rozo, P., & Verbruggen, M. (2019). Proactive career behaviors and subjective career success: the moderating role of national culture. Journal of Organizational Behavior, 40(1), 105-122. https://doi.org/10.1002/job.2316
Sobiraj, S., Schladitz, S., & Otto, K. (2016). Defining and explaining career success in psychologists using person and job-based resources. Psychology and Education, 53(2), 1-20. https://www.researchgate.net/publication/309204397_Defining_and_explaining_career_success_in_psychologists_using_person_and_job_based_resources
Souza, M. A. R., Wall, M. L., Thuler, A. C. M. C., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, 1-7. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353
Sturges, J. (1999). What is means to succeed: personal conceptions of career success held by male and female managersat different ages. British Journal of Management, 10, 239-252. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00130
Sutherland, K. A. (2017). Constructions of success in academia: an early career perspective. Studies in Higher Education, 42(4), 743-759. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1072150
Turban, D., & Dougherty, T. (1994). Role of protégé personality in receipt of mentoring and career success. Academy of Management Journal, 37(3), 688-702. https://doi.org/10.5465/256706
Vieira, V. M. O. (2019). Contribuições da técnica de “associação livre de palavras” para a compreensão da sexualidade na adolescência. Espaço Pedagógico, 26(1), 260-281. https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.6126
Zhou, W., Sun, J., Guan, Y., Li, Y., & Pan, J. (2013). Criteria of career success among Chinese employees: developing a multidimensional scale with qualitative and quantitative approaches. Journal of Career Assessment, 21(2), 265-277. https://doi.org/10.1177/1069072712471302
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alyane Aubibert, Marcos Vinicius Amorim, Alexsandro Luiz de Andrade, Manoela Ziebell de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.