Práticas educativas parentais em relação ao filho único e ao primogênito

Autores/as

  • Ana Paula Corrêa de Oliveira FREITAS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cesar Augusto PICCININI Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Atitudes parentais, Educação infantil, Filhos únicos

Resumen

O objetivo deste estudo foi examinar eventuais diferenças das práticas educativas parentais em relação a filhos únicos e primogênitos de famílias com dois filhos. Participaram 12 famílias com filho único e 10 com dois filhos, emparelhadas conforme o nível socioeconômico, idade e gênero das crianças. A idade dos filhos únicos variou entre 4,6 e 6,1 anos (M=5,5, DP=0,51) e a dos primogênitos entre 4,3 e 6,3 anos (M=5,1, DP=0,78). Mães e pais dos dois grupos responderam a uma entrevista sobre práticas educativas parentais, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo. O teste do qui-quadrado revelou diferença marginalmente significativa somente nas práticas maternas e paternas em relação ao filho único. Verificou-se semelhança nas práticas educativas entre mães e pais em ambos os grupos. Os resultados foram discutidos à luz da literatura, buscando entender os fatores que podem contribuir para explicar semelhanças das práticas educativas utilizadas para filhos únicos e primogênitos.

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Publicado

2010-12-31

Cómo citar

FREITAS, A. P. C. de O. ., & PICCININI, C. A. . (2010). Práticas educativas parentais em relação ao filho único e ao primogênito. Estudos De Psicologia, 27(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7175