Informação geral e atual e sua relação com a inteligência e a personalidade em crianças escolares

Autores/as

  • Carmen FLORES-MENDOZA Universidade Federal de Minas Gerais
  • Graciane Lopes JARDIM Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco José ABAD Universidade Autónoma de Madri
  • Larissa Assunção RODRIGUES Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Informação, Inteligência, Psicoticismo, Personalidade

Resumen

Investiga-se a relação entre inteligência, personalidade e nível de informação geral e atual de escolares do Estado de Minas Gerais. Duas amostras participaram do estudo: a primeira proveniente de escolas de três níveis de vulnerabilidade social de Belo Horizonte (MG) (n=600), e a segunda de escolas municipais da cidade de Perdões (MG) (n=215). Ambas as amostras foram submetidas ao teste Raven e ao Questionário de Informações Gerais e Atuais. A segunda amostra realizou o Eysenck Questionnaire Personality e o subteste Informação do WISC-III. Os resultados mostraram uma associação consistente entre inteligência e o Questionário de Informações Gerais e Atuais, mesmo controlando-se o efeito da vulnerabilidade social das escolas (r=0,431). Uma path analyses mostrou predição independente da inteligência (0,430) e da dimensão Psicoticismo (-0,18) sobre Questionário de Informações Gerais e Atuais, após controle da idade e da covariância entre os preditores. Conclui-se que a inteligência explica as diferenças de Questionário de Informações Gerais e Atuais duas vezes mais do que a personalidade.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

FLORES-MENDOZA, C. ., JARDIM, G. L. ., ABAD, F. J. ., & RODRIGUES, L. A. . (2010). Informação geral e atual e sua relação com a inteligência e a personalidade em crianças escolares. Estudos De Psicologia, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7135