A relação família-escola: intersecções e desafios

Autores/as

  • Cynthia Bisinoto Evangelista de OLIVEIRA Universidade de Brasília
  • Claisy Maria MARINHO-ARAÚJO Universidade de Brasília

Palabras clave:

Relações pais-escola, Psicologia escolar, Educação

Resumen

A partir de revisão de literatura, este trabalho analisa questões referentes à relação família-escola. Apresenta-se a definição de família, suas diferentes composições e sua função específica; abordam-se a especificidade da escola e a interdependência existente entre a família e esse sistema. Exploram-se concepções acerca desta relação, as quais são divididas entre enfoque sociológico e psicológico. Relatos de pesquisas que investigaram esta relação sob o ponto de vista dos diferentes atores envolvidos são apresentados. As reflexões desencadeadas pela revisão bibliográfica apontam uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos, e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. Diante do panorama atual das relações família-escola, tem-se o desafio de realizar novas pesquisas e contribuir para transformar esta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo.

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Publicado

2010-03-30

Cómo citar

OLIVEIRA, C. B. E. de ., & MARINHO-ARAÚJO, C. M. . (2010). A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos De Psicologia, 27(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7131