Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática

Autores/as

  • Liliane Ferreira Neves Inglez de SOUZA Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Regina Ferreira de BRITO Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Auto-eficácia, Autoconceito, Desempenho, Matemática

Resumen

Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o autoconceito, as crenças de auto-eficácia e o desempenho em Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 122 estudantes de terceira e quarta séries, de ambos os gêneros, com idade variando de oito a treze anos, matriculados em uma escola pública estadual de um município do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário de auto-eficácia matemática, uma escala de autoconceito matemático e uma prova de matemática. Para se verificar correlações entre as variáveis, foi efetuada a matriz de correlação de Pearson. A análise dos resultados mostrou que o desempenho dos alunos encontrava-se positivamente relacionado ao autoconceito e à auto-eficácia matemática. Além disso, pôde-se evidenciar uma relação positiva e significativa entre tais constructos. De forma geral, os resultados deste estudo confirmaram dados de outros sobre a mesma temática, bem como as formulações teóricas da perspectiva sócio-cognitiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bandalos, D. L., Yates, K., & Thorndike-Christ, T. (1995). Effects of mathematics self-concept, perceived self-efficacy, and attributions for failure and success on test anxiety. Journal of Educational Psychology, 87 (4), 611-623.

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: a social cognitive theory Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall.

Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28 (2), 117-148.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman.

Bandura, A. (2001). Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Review of Psychology, 52, 1-26.

Bandura, A., Barbaranelli, C., Caprara, G. V., & Pastorelli, C. (2001). Self-efficacy beliefs as shapers of children's aspirations and career trajectories. Child Development, 72 (1), 187-206.

Barros, A. (1996). Atribuições causais e expectativa de controlo na realização Matemática. Psychologica, (15), 135-146.

Chambers, B., & Abrami, P. C. (1991). The relashionship between student team learning outcomes and achievement, causal attributions and affect. Journal of Educational Psychology, 83 (1), 140-146.

Hackett, G., & Betz, N. E. (1989). An exploration of the mathematics self-efficacy/ mathematics performance correspondence. Journal for Research in Mathematics Education, 20 (3), 261-273.

Hidalgo, V., & Palácios, J. (1995). O Desenvolvimento da personalidade dos 6 aos 12 anos. In C. Coll, J. Palácios & A. Marchesi (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação (Vol.1, pp.243-249). Porto Alegre: Artes Médicas.

Inglez de Souza, L. F. N. (2006). Crenças de auto-eficácia matemática. In R. G. Azzi & S. A. J. Polidoro (Orgs.), Auto-eficácia em diferentes contextos (pp.111-126). Campinas: Alínea.

Kurtz-Costes, B. E., & Schneider, W. (1994). Self-concept, attributional beliefs, and school achievement: a longitudinal analysis. Contemporary Educational Psychology, 19 (1), 199-216.

Lent, R. W., Brown, S. D., & Larkin, K. C. (1984). Relation of self-efficacy expectations to academic achievement and persistence. Journal of Counseling Psychology, 31 (3), 356-362.

Loos, H. (2003). Atitude e desempenho em matemática, crenças auto-referenciadas e família: uma path analysis. Tese de doutorado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Manger, T., & Eikeland, O. J. (1997). The effect of social comparison on mathematics self-concept. Scandinavian Journal of Psychology, 38 (3), 237-241.

Markus, H., & Wurf, E. (1987). The dynamic self-concept: A social psychological perspective. Annual Review of Psychology, 38, 299-337.

Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M., (2000). A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13 (3), 327-336.

Neves, L. F. (2002). Um estudo sobre as relações entre a percepção e as expectativas de professores e dos alunos e o desempenho em matemática Dissertação de mestrado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Neves, L. F., & Brito, M. R. F. (2001). Relações entre auto-eficácia matemática e desempenho em matemática de alunos do ensino fundamental. Resumos de Comunicações Científicas, XXXI Reunião Anual de Psicologia (p.198). Rio de Janeiro.

O'Brien, V., Kopala, M. & Martinez-Pons, M. (1999). Mathematics self-efficacy, ethnic identity, gender, and career interests related to Mathematics and Science. The Journal of Educational Research, 92 (4), 232-236.

Okano, C. B., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M. (2004). Crianças com dificuldades escolares atendidas em programa de suporte psicopedagógico na escola: avaliação do autoconceito. Psicologia Reflexão e Crítica, 17 (1), 121-128.

Pajares, F. (1996a). Self-efficacy beliefs and mathematical problem-solving of gifted students. Contemporary Educational Psychology, 21 (3), 325-344.

Pajares, F. (1996b). Self-efficacy beliefs in academic settings. Review of Educational Research, 66 (4), 543-578.

Pajares, F., & Miller, M. D. (1994). Role of self-efficacy and self-concept beliefs in mathematical problem solving: a path analysis. Journal of Educational Research, 86 (2), 193-203.

Pajares, F., & Schunk, D. H. (2001). Self-Beliefs and school success: Self-Efficacy, self-concept, and school Achievement. Retrieved April 11, 2002, from http://www .emory.edu/EDUCATION/mfp/effpage.html

Passeri, S. M. R. R. (2003). O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada Tese de doutorado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Pelissari, A. R. M. S. (2006). Dificuldades de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social Tese de doutorado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Pietsch, J., Walker, R., & Chapman, E. (2003). The relation among self-concept, self-efficacy, and performance in Mathematics during secondary school. Journal of Educational Psychology, 95 (3), 589- 603.

Pirola, N. A., & Brito, M. R. F. A (2001). Formação dos conceitos de triângulo e paralelogramo em alunos da escola elementar. In M. R. F. Brito (Org.), Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa (pp.85-106). Florianópolis: Insular.

Randhawa, B. S., Beamer, J. E., & Lundberg, I. (1993). Role of mathematics self-efficacy in the structural model of mathematics achievement. Journal of Educational Psychology, 85 (1), 41-48.

Shavelson, R. J., Hubner, J. J., & Stanton, G. C. (1976). Self-concept: validation of construct interpretations. Review of educational Research, 46 (3), 407-441.

Shih, S., & Alexander, J. M. (2000). Interacting effects of goal setting and self- or other-referenced feedback on childrens's development of self-efficacy and cognitive skill within the Taiwanese classroom. Journal of Educational Psychology, 92 (3), 536-543.

Shiomi, K. (1992). Association of attitude toward mathematics with self-efficacy, causal atribution, and personality traits. Perceptual and Motor Skills, 75 (3), 563-567.

Silva, M. C. R. (2006). Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em Estatística Dissertação de mestrado não-publicada. Faculdade de Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Stevanato, I. S., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M. (2003). Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo, 8 (1), 67-76.

Stevens, T. Olivarez, A., Lan W. Y., & Tallent-Runnnels, M. K. (2004). Role of mathematics self-efficacy and motivation in Mathematics performance across ethnicity. The Journal of Educational Research, 97 (4), 208-221.

Taliuli, N., & Gama, E. M. P. (1986). Causal attribution, self-concept and academic achievement of children from low SES families. Trabalho apresentado no Educational Research in the Global Community: Annual Meeting of The American Educational Research Association, San Francisco CA, disponível em http://www. eric.ed.gov

Wigfield, A., Harold, R. D., Freedman-Doan, C., Eccles, J. S., Yoon, K. S., Arbreton, A. J. A., & Blumenfeld, P. C. (1997). Change in children's competence beliefs and subjective task values across the elementary school years: a 3-year study. Journal of Educational Psychology 89 (3), 451-469.

Wolters, C. A., & Pintrich, P. R. (1998). Contextual differences in student motivation and self-regulated learning in mathematics, English, and social studies classrooms. Instructional Science, 26 (1), 27-47.

Zeldin, A. Z., & Pajares, F. (2000). Against the odds: Self-efficacy beliefs of women in mathematical, scientific, and technological careers. American Educational Research Journal, 37 (1), 215-246.

Publicado

2008-06-30

Cómo citar

SOUZA, L. F. N. I. de ., & BRITO, M. R. F. de . (2008). Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática. Estudos De Psicologia, 25(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6986