Avaliação do desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental em Vitória, Espírito Santo

Autores/as

  • Tatiane Lebre DIAS Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Almeida TURINI Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Desempenho acadêmico, Progressão continuada, Teste de desempenho escolar

Resumen

A aquisição de habilidades acadêmicas tem sido de grande interesse para a Psicologia e para a Educação, pois problemas nessas áreas podem afetar o processo de escolarização e produzir um baixo senso de auto-eficácia para aprender. Esta pesquisa avaliou as habilidades de leitura, escrita e aritmética de alunos do ensino fundamental de Vitória, Espírito Santo, num intervalo de um ano. Participaram 172 estudantes de segunda à quinta série de uma escola pública com progressão continuada (90 alunas e 82 alunos; faixa etária: 8 a 19 anos), avaliados pelo Teste de Desempenho Escolar. Nas duas avaliações, prevaleceram a classificação inferior (1ª: 56,4%; 2ª: 59,3%) e o melhor desempenho feminino. Na segunda avaliação, aumentou significativamente a média de acertos no Teste de Desempenho Escolar (1ª: 95,05; 2ª: 103,2 pontos), porém não alterou a classificação. Comparando as séries nas duas avaliações, observaram-se diferenças significativas entre as séries com intervalo de dois anos. Os resultados revelam dificuldades na aquisição das habilidades acadêmicas avaliadas.

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Publicado

2006-12-31

Cómo citar

DIAS, T. L. ., ENUMO, S. R. F. ., & TURINI, F. A. . (2006). Avaliação do desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental em Vitória, Espírito Santo. Estudos De Psicologia, 23(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6823