Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental

Autores/as

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo JOLY Universidade São Francisco

Palabras clave:

Psicometria, Validação, Leitura, Metacognição

Resumen

Este estudo teve por objetivos verificar evidências de validade e precisão de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura para crianças na fase inicial de escolarização. Participaram do presente estudo 1 259 sujeitos com idade entre 9 e 14 anos que freqüentavam regularmente de 2ª (19,80%) a 4ª (50,00%) série do ensino fundamental. Pertenciam à escola particular 39,80% e 61,20% a escolas públicas. Dos participantes, 51,00% eram do sexo masculino. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva do instrumento Escala de Estratégias de Leitura - nível fundamental I. Os resultados revelaram que a escala pode ser considerada fidedigna (alfa = 0,73). A análise fatorial indicou a presença de três fatores - estratégias globais de solução de problemas e de apoio - que explicam 42,12% da variabilidade da escala. Foram eliminados quatro itens por possuírem carga fatorial abaixo de 0,30, contando a nova versão da escala com 13 itens. A Anova indicou diferença muito significativa para utilização das estratégias de leitura por série e o teste "t" de Student para amostras independentes revelou efeito do gênero para a freqüência total de uso da escala de estratégias de leitura, sendo essas evidências de validade de critério.

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Publicado

2006-09-30

Cómo citar

JOLY, M. C. R. A. . (2006). Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental. Estudos De Psicologia, 23(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6799