Atitudes e conhecimentos em relação à velhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: subsídios ao planejamento curricular

Autores/as

  • Anita Liberalesso NERI Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Dias JORGE Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Atitudes em relação à velhice, Crenças em relação à velhice, Gerontologia, Estudantes universitários

Resumen

Esta pesquisa descreve e compara atitudes e conhecimentos sobre velhice em alunos de graduação, com uma amostragem de 277 alunos de Pedagogia, Educação Física, Medicina e Enfermagem, de 18 a 43 anos (M=23, DP=3,39), sendo 190 mulheres; 50,0% freqüentaram disciplina; 60,0% estudaram tópico sobre velhice; 62,0% convivem e 32,0% trabalham com idosos. Os instrumentos utilizados foram a) Diferencial semântico - 30 itens bipolares - domínios agência, cognição, relações sociais e persona; e b) Escala de conhecimentos - 25 itens - físicos, psicológicos e sociológicos. São apresentados os seguintes resultados: a) atitudes positivas, principalmente nos mais jovens, mulheres e que convivem com idosos; b) Baixo nível de acertos em conhecimentos (M=41,0%, DP=10,3%); c) Os que estudaram sobre velhice (cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina) sabem mais do que os que não estudaram (Educação); d) Atitudes e conhecimentos positiva e significantemente correlacionados. Portanto, educar e atender adequadamente os idosos dependem da oferta de estruturas de conhecimento e de oportunidades para desenvolver habilidades e valores específicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Altpeter, M., & Mashall, V. W. (2003). Making aging real for undergraduates. Educational Gerontology, 29 (9), 739756.

AndersonHanley, C. (1999). Experiential activities for teaching psychology of aging. Educational Gerontology, 25 (5), 449456.

Bass, S. A., & Ferraro, K. (2000). Gerontology education in transition: considering disciplinary and paradigmatic evolution. Gerontologist, 40 (1), 97106.

Bringle, R. G., & Kremer, J. F. (1993). Evalution of an intergenerational servicelearning project for undergraduates. Educational Gerontology, 19 (5), 407416.

Butler, R. N. (1969). Ageism: another form of bigotry. The Gerontologist, 9 (2 ), 243246.

Cachioni, M. (1999). Envelhecimento bem sucedido e participação numa Universidade para a Terceira Idade: a experiência dos alunos da Universidade São Francisco. Dissertação de mestrado nãopublicada em Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Cachioni, M. (2002). Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. Campinas: Átomo Alínea.

Cachioni, M., & Neri, A. L. (1999). Velhice bem sucedida e educação. In A. L. Neri & G. G. Debert (Orgs.), Velhice e sociedade (pp.113140). Campinas: Papirus.

Cachioni, M., & Neri, A. L. (2004a). Educação e velhice bemsucedida no contexto das Universidades da Terceira Idade. In A. L. Neri, M. S. Yassuda & M. Cachioni (Orgs.), Velhice bem sucedida. Aspectos afetivos e cognitivos (pp. 4669). Campinas: Papirus.

Cachioni, M., & Neri, A. L. (2004b). Educação gerontológica: desafios e oportunidades. Vivencer: Revista Interdisciplinar sobre o Envelhecimento, 1 (1), 6978.

Cotter, J. J., Coogle, C. L., Parham, I. A., Head, C., Fulton, L., Watson, K., & Curtis, A. (2004). Designing a multidisciplinary geriatrics health professsional mentoring program. Educational Gerontology, 30 (2), 107117.

Douglass, B. E. (1998). The role of private foundations and training in Gerontology. Washington: Association for Gerontology in Higher Education. Technical Report.

Fajelmilehin, B. R. (2004). Attitudes of students in health professions toward caring of older people: needed curricula revisions in Nigeria. Educational Gerontology, 30 (3), 383390.

Harris, K. D., & Changas, S. P. (1994). Revision of Palmore's second facts on aging quiz from a truefalse to a multiplechoice format. Educational Gerontology, 20 (8), 741754.

Harris, K. D., Changas, S. P., & Palmore, B. E. (1996). Palmore's first facts on aging quiz in a multiplechoice format. Educational Gerontology, 22 (6), 575589.

Harris, L. A., & Dollinger, S. (2001). Participation in a course on aging: Knowledgem attitude and anxiety about aging in oneself and others. Educational Gerontology, 27 (8), 667668.

Hawkins, M. J. (1996). College student's attitudes toward elderly persons. Educational Gerontology, 22 (3), 271279.

Kalish, R. (1979). The new ageism and the failures models: a polemic. Gerontologist, 19 (3), 398402.

Levy, B. R. (2001). Erradication of ageism requires addressing the enemy within. Gerontologist, 41 (5), 578579.

Lopes, A. (2001). Os desafios da Gerontologia no Brasil Campinas: Átomo Alínea.

Lowenstein, A. (2001). The multidimensionality of gerontological education: the experience of Israel. Educational Gerontology, 27 (6), 493506.

Lowenstein, A. (2004). Gerontology coming of age: The transformation of social gerontology into distinct academic discipline. Educational Gerontology, 30 (2), 129141.

McConatha, J. T., Hayta, V., RieserDanner, L., & Polat, T. S. (2004). Turkish and U.S. attitudes toward aging. Educational Gerontology, 30 (3), 169183.

Mehta, K. K., Tan, P. P., & Joshi, V. D. (2000). Singapore social work students: attitudes toward older adults. Asia Pacific Journal of Social Work, 10 (2), 4054.

Meyer, M. (2003). The current state and developments in Gerontology in European Higher Education. Educational Gerontology, 29 (1), 5569.

Neri, A. L. (1991). Envelhecer num país de jovens. Significados de velho e velhice segundo brasileiros não idosos. Campinas: Unicamp.

Neri, A. L. (1995). Atitudes e crenças em relação à velhice. O que pensa o pessoal do SENAC São Paulo. Relatório técnico. São Paulo: Senac.

Neri, A. L. (1997). Análise de conteúdo de amostra de dissertações e teses em Psicologia e Ciências Sociais produzidas no Brasil no período 19751996. Texto e Contexto: Revista de Enfermagem, 6 (2), 69105.

Neri, A. L. (2000). A formação de recursos humanos em gerontologia: o papel da pósgraduação. Arquivos Brasileiros de Geriatria e Gerontologia, 4 (3), 99104.

Neri, A. L. (2003). Atitudes e crenças sobre velhice: análise de conteúdo de textos do jornal O Estado de São Paulo publicados entre 1995 e 2002. In O. R. M. von Simson, A. L. Neri, & M. Cachioni (Orgs.), As múltiplas faces da velhice no Brasil (pp.1354). Campinas: Átomo Alínea.

Neri, A. L. (2004). O que a Psicologia tem a oferecer ao estudo e à intervenção no campo do envelhecimento no Brasil, hoje? In A. L. Neri, M. S. Yassuda & M. Cachioni (Orgs.), Velhice bem sucedida. Aspectos afetivos e cognitivos (pp.623). Campinas: Papirus.

Neri, A. L., Cachioni, M., & Resende, M. C. (2002). Atitudes em relação à velhice. In E. V. Freitas, L. Py, A. L. Néri, F. A . X. Cançado, M. L. Gorzoni & S. M. Rocha (Orgs.), Tratado de geriatria e gerontologia (pp.972980). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Neri, A . L., & Freire, S. A. (2000). Qual a idade da velhice? In A. L. Neri & S. A. Freire (Orgs.), E por falar em boa velhice (pp.719). Campinas: Papirus.

Nogueira, E. J., & Neri, A. L. (1994). A velhice em textos de literatura infantil brasileira. Proposições, 5 (1), 4560.

Osgood, C. E., Suci, G. J., & Tannenbaum, P. H. (1957). The measurement of meaning. New York: Appleton.

Palmore, E. (1977). Facts on aging: a short quizz. Gerontologist, 17 (3), 315320.

Palmore, E. (1990). Ageism: positive and negative New York: Springer.

Pavarini, S. C. I., & Neri, A. L. (2000). Compreendendo autonomia, dependência e independência. Conceitos, atitudes e comportamentos. In M. J. D'Elboux Diogo & M. A. O. Duarte (Orgs.), Atendimento domiciliar. Um enfoque gerontológico (pp.4970). São Paulo: Atheneu.

Pereira da Silva, F. (1999). Crenças em relação à velhice, bemestar subjetivo e motivos para freqüentar Universidade da Terceira Idade. Campinas: Dissertação de mestrado nãopublicada, Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas.

Prudent, E. S., & Tan, P. P. (2002). Caribbean students'attitudes toward older adults. Educational Gerontology, 28 (8), 669680.

Resende, M. C. (2001). Atitudes em relação ao idoso, à velhice pessoal e a pessoas portadoras de deficiência física em adultos portadores de deficiência física. Campinas: Dissertação de mestrado nãopublicada, Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas.

Schaie, K. W. (1993). Ageist language in psychological research. American Psychologist, 48 (1), 4951.

Tan, P. P., Zhang, N., & Fan, L. (2004). Student's attitudes toward the elderly in the Pople's Republic of China. Educational Gerontology, 30 (4), 301314.

Von Dras, D. D., & LorVang, M. N. (2004). Using an Internet activity to enhance students' awareness of age bias in social perceptions. Educational Gerontology, 30 (4), 261273.

Publicado

2006-06-30

Cómo citar

NERI, . A. L. ., & JORGE, M. D. . (2006). Atitudes e conhecimentos em relação à velhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: subsídios ao planejamento curricular. Estudos De Psicologia, 23(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6784