A transmissão do diagnóstico e de orientações pais de crianças com necessidades especiais: a questão da formação profissional

Autores/as

  • Síglia Pimentel HÖHER Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Dotto Londero WAGNER Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Saúde, Identidade profissional, Diagnóstico, Criança especial, Necessidades especiais

Resumen

Quando nasce uma criança com necessidades especiais, o discurso dos profissionais da saúde, ao informar o conteúdo do diagnóstico e fornecer orientações, é de extrema importância. Trata-se de um momento significativo para os pais adquirirem capacidade de olhar para o "filho real" e não o idealizado, facilitando o processo de aceitação. O presente trabalho teve por meta apreender e analisar concepções de profissionais e estudantes da área da saúde (Medicina e Enfermagem) quanto à vivência e ao preparo para fornecerem diagnósticos e orientar pais de crianças com necessidades especiais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas individuais, que foram transcritas e submetidas à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin em 1977. As categorias obtidas na análise apontam que os profissionais da saúde entrevistados julgam que não se encontram tecnicamente preparados para informar o diagnóstico e orientar esse grupo de pais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70.

Bee, H. (1996). A criança em desenvolvimento São Paulo: Haper e Row do Brasil.

BorgesOsòrio, M. R., & Robinson, W. M. (1993). Genética humana Porto Alegre: Artes Médicas.

Buscáglia, L. (1997). Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento (3.ed.). Rio de Janeiro: Record.

Campos, M. B. Causas das deficiências Acesso em setembro 28, 2004, disponível em http://pentaufrgs.br/causade deficiencias

Cohen, M. D., Ardore, M., Honda, R. A., Samejina, A., Sarruf, M. C., & Silva, B. P. A. (1994). Ações integradas na reabilitação de crianças portadoras da Síndrome de Down. In A. M. Kudo, E. Marcondes, L. Lins, L. T. Moriyama, M. L. L. G. Guimarães, R. C. T. P. Juliani, & S. A. Pierri (Orgs.), Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em Pediatria. Monografias Médicas (2.ed., v.2, pp.266281). São Paulo: Sarvier.

Ferrareto, I., Ferreira, A., Ignácio, A., Prado, A. E. O., Pinto, M. C. F., Moura, M. J., & Rizzo, A. M. P. P. (1994). Ações integradas na reabilitação de crianças portadoras de paralisia cerebral. In A. M. Kudo, E. Marcondes, L. Lins, L. T. Moriyama, M. L. L. G. Guimarães, R. C. T. P. Juliani & S. A. Pierri (Orgs.), Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em Pediatria Monografias Médicas (2.ed., pp.283290). São Paulo: Sarvier.

Goldenstein, E. (1998). Sua majestade o bebê: conversando com papai e mamãe. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2000. Acesso em junho 27, 2004, disponível em: http://www.ibge.org.br

Klaus, K., Kennel, J., & Klaus, P. (2000). Vínculo. Porto Alegre: Artmed.

Maldonado, M. T., Dickstein, J., Nahoum, J. C. (2002). Nós estamos grávidos (12.ed.). São Paulo: Saraiva.

Mandrá, P. P. (1998). Análise de informações captadas por mês sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos com síndrome de down Dissertação de mestrado nãopublicada, Universidade Federal de São Carlos.

Meiado, A. C. (1998). O retrato da exclusão: um estudo de caso sobre a deficiência mental severa no ambiente familiar. Dissertação de mestrado nãopublicada, Universidade Federal de São Carlos.

Mendes, E. G., Nunes, L. R. O. P., Ferreira, J. R. (2002). Diagnóstico e caracterização de indivíduos com necessidades educacionais especiais: produção científica nacional entre 1981 e 1998. Temas em Psicologia da SBP, 10 (1), 1125.

Petean, E. B. L. (1995). Avaliação qualitativa dos aspectos psicológicos do aconselhamento genético através do estudo prospectivo do atendimento das famílias Tese de doutorado nãopublicada, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

Silva, S. F. (1988). Experiências e necessidades de mães após o diagnóstico de deficiência mental do filho. Dissertação de mestrado nãopublicada, Universidade Federal de São Carlos.

Soifer, R. (1991). Psicologia da gravidez, parto e puerpério (5.ed.). Porto Alegre: Artes Medicas.

Telford, C. W., & Sawrey, J. M. (1988). O indivíduo excepcional (5.ed.). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.

Turato, E. R. (2003). Tratado de metodologia ClínicoQualitativa Petrópolis: Vozes.

Wahlström, J. (1990). Gene map of mental retardation. Journal of Mental Deficiency Research, 34, 1127. Acesso em julho 26, 2004, disponível em http://www.capes.org.br

Xavier, M. A. V. (1984). O outro lado do arcoíris: meu filho Ricardo (2.ed.) São Paulo: Diniz.

Publicado

2006-06-30

Cómo citar

HÖHER, S. P. ., & WAGNER, A. D. L. (2006). A transmissão do diagnóstico e de orientações pais de crianças com necessidades especiais: a questão da formação profissional. Estudos De Psicologia, 23(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6783