Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência

Autores/as

  • Flávia Rocha Campos BAHLS Universidade Federal do Paraná
  • Yara Kuperstein INGBERMANN Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

abuso de drogas, adolescência, desenvolvimento escolar, gênero

Resumen

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a história escolar de adolescentes internados para tratamento por uso de drogas, a partir de informações contidas em suas autobiografias. A análise baseou-se em autobiografias de treze moças e de quinze rapazes. Os conteúdos da categoria "história escolar" foram analisados e os dados encontrados são apresentados em quadros com suas respectivas subcategorias. Encontrou-se que o grau de escolaridade das moças era maior em relação ao dos rapazes, e menores os índices de reprovação e expulsão; já os rapazes, desde muito cedo, iniciaram uma trajetória escolar com dificuldades e abandono da escola. Os achados sugerem que fatores escolares podem prenunciar o abuso de drogas na adolescência. Tal compreensão oferece uma chance para nortear abordagens preventivas.

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Publicado

2005-12-31

Cómo citar

BAHLS, F. R. C. ., & INGBERMANN, Y. K. (2005). Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência. Estudos De Psicologia, 22(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6768