Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei

Autores/as

  • Maria Cristina Neiva de CARVALHO Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Paula Inez Cunha GOMIDE Faculdade Evangélica do Paraná

Palabras clave:

atitude parental, delinqüência juvenil, práticas educativas, psicologia educacional

Resumen

As práticas educativas parentais referem-se ao modo, utilizado pelos pais, de socializar, controlar ou desenvolver valores e atitudes em seus filhos, e ao seu conjunto denomina-se estilo parental. Utilizou-se o Inventário de Estilo Parental de Gomide de 2003 para avaliar duas práticas positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e cinco negativas (negligência, abuso físico, monitoria negativa, punição inconsistente e disciplina relaxada), buscando investigar se a percepção dos filhos coincide com a percepção dos pais sobre as práticas parentais utilizadas na família. O Inventário de Estilo Parental foi aplicado em 41 famílias de jovens em conflito com a lei. Os resultados mostraram que os filhos percebem da mesma forma que a mãe (Z=1,44; p= 0,15) e que o pai (Z=0,65; p= 0,51) as práticas educativas vigentes na família. A média do índice de estilo parental familiar (filho, pai e mãe) foi negativa, indicando que são famílias de risco. A identificação do estilo parental em famílias de risco poderá fornecer importantes subsídios para elaboração de programas de orientação e treinamento de pais, tanto preventivamente quanto para aquelas famílias cujos filhos adolescentes já se encontram em conflito com a lei.

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Publicado

2005-09-30

Cómo citar

CARVALHO, M. C. N. de ., & GOMIDE, P. I. C. . (2005). Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei . Estudos De Psicologia, 22(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6756