Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos

Autores/as

  • Leila Maria Ferreira SALLES Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

adolescência, cultura, infância, subjetividade

Resumen

O objetivo deste trabalho é indicar aspectos que configuram a infância e a adolescência na sociedade contemporânea, especificamente no que diz respeito à relação com o adulto. Este estudo foi desenvolvido a partir da revisão de alguns autores em psicologia e demais áreas afins, e pretende contribuir para o aprofundamento do debate sobre este tema. Na sociedade moderna, as crianças e os adolescentes inserem-se em condições sociais específicas que acentuam a sua dependência frente ao adulto. Hoje, no entanto, há uma nova forma de reconhecimento social dessas fases da vida que enfatiza um tratamento igualitário entre adulto, criança e adolescente. O desvelamento desse processo permite caracterizar os contornos que essas etapas do desenvolvimento humano vêm adquirindo atualmente e suas implicações na vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Aberastury, A., & Knobel. M. (1980). Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas.

Abramo, H.W. (1994). Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, Página Aberta.

Ariès, P. (1986). História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Guanabara.

Berger, P., & Luckmann, T.A. (2002). A construção social da realidade. Tratado de sociologia do conhecimento (22a ed.). Rio de Janeiro: Vozes.

Bosma, H., Jackson, S.E., Zijsling, D.H., & Zani, B. (1996). Who has the final says? Decisions on adolescence behavior within the family. Journal of Adolescence, 9, 27791.

Castro, L.R. (1998). Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau.

Coll, C., Palácios, J., & Marchesi, A. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva (v.1). Porto Alegre: Artes Médicas.

Cunha, M.V. (1997). A desqualificação da família para educar. Cadernos de Pesquisa, 102, 4664.

Durkheim, E. (1970). Representações individuais e representações coletivas. In Sociologia e filosofia (2a ed., pp.1549). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Erikson, E. (1976). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar.

Fernandez Villanueva, C. (1985). Socialización infantil y clase social. Madrid: Universidad Complutense.

Figueredo, L.C. (1989). Revisitando as psicologias. Rio de Janeiro: Vozes.

Freud, A. (1969). La adolescencia encuanto pertubación del desarrollo. In L. Caplan (Org.). El desarrollo del adolescente Buenos Aires: Paidós.

Gallatin, J. (1978). Adolescência e Individualidade: uma abordagem conceitual da psicologia da adolescência. São Paulo: Harper & Row do Brasil.

Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar.

Gil Calvo, E. (2002). Emancipación tardia y estrategia familiar. Madrid: Injuve.

Hall, S. (2002). A identidade cultural na pósmodernidade (7a. ed.). Rio de Janeiro: DP&A.

Kreppner, K. (2000). The child and the family: interdependence in developmental pathways. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16 (1), 1122.

Lasch, C. (1991). Refúgio num mundo sem coração. A família: santuário ou instituição sitiada? (p.139). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Leite, C.D.P. (2000). Mosaico: os múltiplos olhares da/na sala de aula questões para repensar o trabalho da /na escola. In C. Leite, L. Salles & M.B. Oliveira (Orgs.). Educação, psicologia e contemporaneidade: novas formas de olhar a escola (pp.1128).São Paulo: Cabral.

Leontiev, A.N. (1978). Actividad, conciencia y personalidad Buenos Aires: Ediciones Ciências del Hombre.

Machado, L.D. (2002). Subjetividades contemporâneas. In L.D. Machado, M.C.C Lavrador & M.E.B. Barros. Texturas de psicologia: subjetividade e política contemporânea (pp.21129). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Mead, H.G. (1973). Espíritu, persona y sociedad Buenos Aires: Piados.

Motandon, C. (2001). Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, 112, 3360.

Parsons, T. (1968). Uma visão geral. In A sociologia americana: perspectivas, problemas, métodos São Paulo: Cultrix.

Peralva, A.T. (1997). O jovem como modelo cultural. Juventude e Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, 5/6, 1524.

Piaget, J. (1976). Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira.

Salles, L.M.F. (1998). Adolescência, escola e cotidiano: um discurso contrastante entre o genérico e o particular. Piracicaba: UNIMEP.

Scabini, E. (2000). Parentchild relationsihps in italian families: connectedness and autonomy in the transition to adulthood. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 16 (1), 2330.

Sennett, R. (1975). Vida urbana e identidad personal: los usos del desorden. Barcelona: Península.

Simmel, G. (1986). Sociologia: estudio sobre las formas de socialización (5a ed.). Madrid: Alianza.

Tajfel, H. (1984). Grupos humanos y categorias sociales: estudios de psicología social. Barcelona: Herder.

Torregrosa; J.R.E, & Fernandez Villanueva, C. (1984). La interiorización de la estructura social. In J.R. Torregrosa & E. Crespo. Estudios básicos de psicología social (pp. 23482). Barcelona: Hora.

Vygotsky, L.S. (1993). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Wallon, H. (1968). A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70.

Publicado

2005-03-31

Cómo citar

SALLES, L. M. F. . (2005). Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos De Psicologia, 22(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6732