Envolvimento dos pais: incentivo à habilidade de estudo em crianças

Autores/as

  • Maria Rita Zoéga SOARES Universidade Estadual de Londrina
  • Sílvia Regina de SOUZA Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luiza MARINHO Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

crianças, pais, orientação educacional, relações familiares, hábito de leitura

Resumen

Psicólogos têm sido solicitados a oferecer orientação a pais sobre a influência de suas atitudes no desempenho acadêmico dos filhos. Tanto a escola quanto a família são instituições importantes à socialização e à educação infantil e há efeitos positivos relacionados ao envolvimento parental na vida acadêmica das crianças. Orientações deveriam ser fornecidas no sentido de prevenir problemas comportamentais, facilitando a interação dos pais na realização dos trabalhos escolares dos filhos, utilizando o encorajamento verbal e o reforço direto, o que supõe suporte e monitoramento das atividades diárias e do progresso escolar. O envolvimento dos pais na vida acadêmica dos filhos deve ser incentivado devido aos benefícios que pode trazer para o sucesso acadêmico. O objetivo do presente artigo foi o de apresentar orientações para que pais promovam o desenvolvimento de comportamentos facilitadores da aprendizagem e possam participar mais ativamente da vida acadêmica dos filhos.

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Publicado

2004-12-31

Cómo citar

SOARES, M. R. Z. ., SOUZA, S. R. de ., & MARINHO, M. L. . (2004). Envolvimento dos pais: incentivo à habilidade de estudo em crianças . Estudos De Psicologia, 21(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6725