Avaliação preliminar da escala de desempenho em informática educacional com professores

Autores/as

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo JOLY Universidade São Francisco
  • Gisele de Sousa FRANCO Universidade São Francisco
  • Adriana Ferreira NICOLAU Universidade São Francisco

Palabras clave:

tecnologia educacional, psicologia e informática, técnica do desempenho do professor, avaliação psicoeducacional

Resumen

É indiscutível o uso da tecnologia como ferramenta básica no cotidiano educacional. Faz-se necessário um instrumento de avaliação que possibilite a identificação do padrão de desempenho dos professores em informática educacional. Objetivou-se verificar a eficácia da Escala de Desempenho em Informática Educacional, em formato eletrônico, através de um estudo piloto para identificar as evidências de validação. Participaram da pesquisa 82 professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. A Escala de Desempenho em Informática Educacional, respondida via Internet, tem 51 itens com quatro alternativas de resposta a fim de determinar o perfil do professor. Verificou-se que a Escala de Desempenho em Informática Educacional apresenta uma boa consistência interna (αCronbach =0,9678) e uma correlação média entre os itens de 0,3792. A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a necessidade apenas da reorganização de alguns itens nos níveis propostos. A análise das qualidades psicométricas do instrumento associada à fatorial revelou que há possibilidade de validação da Escala de Desempenho em Informática Educacional.

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Citas

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Publicado

2004-12-31

Cómo citar

JOLY, M. C. R. A. ., FRANCO, G. de S. ., & NICOLAU, A. F. . (2004). Avaliação preliminar da escala de desempenho em informática educacional com professores. Estudos De Psicologia, 21(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6723