Avaliação preliminar da escala de desempenho em informática educacional com professores
Palabras clave:
tecnologia educacional, psicologia e informática, técnica do desempenho do professor, avaliação psicoeducacionalResumen
É indiscutível o uso da tecnologia como ferramenta básica no cotidiano educacional. Faz-se necessário um instrumento de avaliação que possibilite a identificação do padrão de desempenho dos professores em informática educacional. Objetivou-se verificar a eficácia da Escala de Desempenho em Informática Educacional, em formato eletrônico, através de um estudo piloto para identificar as evidências de validação. Participaram da pesquisa 82 professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. A Escala de Desempenho em Informática Educacional, respondida via Internet, tem 51 itens com quatro alternativas de resposta a fim de determinar o perfil do professor. Verificou-se que a Escala de Desempenho em Informática Educacional apresenta uma boa consistência interna (αCronbach =0,9678) e uma correlação média entre os itens de 0,3792. A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a necessidade apenas da reorganização de alguns itens nos níveis propostos. A análise das qualidades psicométricas do instrumento associada à fatorial revelou que há possibilidade de validação da Escala de Desempenho em Informática Educacional.
Descargas
Citas
Adánez, G.P. (1999a). Testes Informatizados. In L. Pasquali (Org.). Instrumentos Psicológicos Manual Prático de Elaboração Brasília: LabPAM/IBAPP.
Adánez, G.P. (1999b). Procedimientos de construccion y analisis de tests psicometricos. In S.M. Wechsler & R.S.L. Guzzo (Org.). Avaliação psicológica: perspectiva interna-cional (p.57-100). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica Porto Alegre. Artmed.
Bittar, M. (2000). Informática na educação e formação de professores no Brasil. Série-Estu-dos,10, 91-106.
Collican, H. (1999). Research methods and statistics in psychology New York: Hodder & Stoughton.
Cope, C., & Ward, P. (2002). Integrating learning technology into classroom: the importance of teacher's perceptions. Educational Technology & Society, 5, 67-74.
Cronbach, L.J. (1996). Fundamentos da testagem psicológica Porto Alegre: Artes Médicas.
Dugger, W.E. Jr. (2001). Standards of technolo-gical literacy. Kappan Professional Journal [on-line serial], 7. Available: www.pdkintl.org/kappan
ISTE. (2000). Technology Standards and Performance Indicators for Teachers NETS Project. [On-line]. Available: http://cnets.iste.org/teachstandintro.html
Joly, M.C.R.A., & Noronha, A.P.P. (2003). Refle-xões sobre a construção de instrumentos informatizados de avaliação Manuscrito não publicado (no prelo).
Joly, M.C.R.A., & Silveira, M.A. (2003). Avaliação preliminar do questionário de informática educacional (QIE) em formato eletrônico. Psicologia em Estudo, 8, 85-92.
Moran, J.M. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica Campinas: Papirus.
Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração Brasília: LabPAM/IBAPP.
Pfromm Neto, S. (1998). Telas que ensinam São Paulo: Alínea.
Starr, L. (2000). Does computer access = computer use? NCES Report on Teacher and Computers. [On-line]. Available: www. educationworld.com/a-tech/tech026.shtml
Selfe, C.L., & Hilligoss, S. (1994). Literacy and computers: the complications of teaching and learning with technology New York: The Modern Language Association of America.
Silveira, M.A. (2002).Tecnologia educacional no ensino: análise de questionário eletrônico como instrumento de avaliação Dissertação de Mestrado, Universidade São Francisco, Itatiba.
Wall, J.E. (2000). Technology-Delivered Assessment: diamonds or rocks? [On-line]. Available: http://www.ed.gov/databases/ERIC-Digestes/ed446325.html
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria Cristina Rodrigues Azevedo JOLY, Gisele de Sousa FRANCO, Adriana Ferreira NICOLAU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.