Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental

Autores/as

  • Maria Luisa Sandoval SCHMIDT Universidade de São Paulo

Palabras clave:

plantão psicológico, serviços de extensão universitária, políticas públicas de saúde, reforma de estado

Resumen

Este artigo analisa a prática de Plantão Psicológico no contexto da crise universitária e do desmanche dos serviços públicos de saúde mental na cidade de São Paulo. Define a prática de Plantão Psicológico e explicita o panorama empírico no qual se encontra a partir da implementação das reformas neoliberais das políticas públicas na área da saúde. Apresenta e discute a "modernização" da universidade pública e suas implicações na esfera da prestação de serviços universitária. Finalmente, esboça algumas propostas de enfrentamento da situação de crise dos serviços universitários e, mais especificamente, o Plantão Psicológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Chaui, M. (1989). Produtividade e humanidades. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP,1 (2), 45-71.

Chaui, M. (1999). A universidade hoje. In F. Aguiar (Org.). Antonio Candido: pensamento e militância São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

Mahfoud, M. (1987). A vivência de um desafio: plantão psicológico. In R.L. Rosenberg. Aconselhamento psicológico centrado na pessoa São Paulo: EPU.

Minto, C.A., Kawashita, N., & Camargo, R.B. (2000). Caminhos e descaminhos da docência. Revista ADUSP, 19, 54-61.

Morato, H.T.P. (Org.) (1999). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Plano de Atendimento à Saúde. Manual do usuário São Paulo: Prefeitura de São Paulo/ Secretaria Municipal de Saúde, s/d.

Programa de Governo 1999-2002: metas, projetos e programas de impacto social. São Paulo: Governo Mário Covas, s/d.

Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Programa de Reorientação da Assistência Psiquiátrica Brasília: MPAS/CCS, 1983.

Romano, R. (2000). A universidade, o possível futuro e um certo passado. Revista ADUSP, 19, 84-87.

Santos, B.S. (1999). Da idéia de universidade à universidade de idéias. In Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5.ed São Paulo: Cortez.

Seligmann-Silva, E. (1999). Desemprego: a dimensão psicossocial. La psicologia al fin del siglo: conferencias magistrales del XXVII Congresso Interamericano de Psicología (v.1) Caracas: Sociedad Interamericana de Psicología.

Silva Jr., J.R., & Sguissardi, V. (1999). Novas faces da educação superior no Brasil: reformas do Estado e mudanças na produção. Bragança Paulista: EDUSF.

Publicado

2004-12-31

Cómo citar

SCHMIDT, M. L. S. . (2004). Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental. Estudos De Psicologia, 21(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6711