Interlocuções entre o plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo

Autores/as

  • Gohara Yvette YEHIA

Palabras clave:

Psicodiagnóstico colaborativo, plantão psicológico, práticas psicológicas em instituição

Resumen

A busca de novas formas de atendimento psicológico em instituições, que se preocupam com os serviços oferecidos à população que as procura, resultou no desenvolvimento de práticas como o plantão psicológico, serviço cada vez mais oferecido em instituições para acolher o cliente, e o psicodiagnóstico colaborativo que se propõe a uma intervenção que, tradicionalmente, é deixada para momentos posteriores, quando da realização da psicoterapia, caso indicada. A partir de depoimentos de alunos de um curso de aperfeiçoamento em psicodiagnóstico colaborativo, oferecido no Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, onde habitualmente são desenvolvidas as atividades referentes ao plantão psicológico, o presente trabalho tem como objetivo focalizar as possíveis interlocuções entre estas práticas, assim como sua contribuição para o acolhimento do cliente e a formação do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANCONA-LOPEZ, S. A.. Porta de Entrada - Da entrevista de triagem à consulta psicológica, Tese de Doutoramento, PUCSP, 1996

FIGUEIREDO, L.C. &Coelho Junior, Ética e Técnica em Psicanálise, Escuta, São Paulo, 2000.

MAHFOUD, M., A Vivência de um Desafio: plantão psicológico. In: Rozemberg, R.L. (org), Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo: EPU, 1987.

MORATO, H.T.P. (org), Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa Novos Desafios, São Paulo, Casa do Psicólogo, 1999.

SCHMIDT, M.L.S., Aconselhamento Psicológico e Instituição: Algumas Considerações sobre o Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP, in Morato, H.T.P. (org.) Aconselha-mento Psicológico Centrado na Pessoa Novos Desafios, São Paulo, Casa do Psicólogo, 1999.

YEHIA, G.Y., Reformulação do papel do psicólogo no psicodiagnóstico fenomenológico-existencial e sua repercussão sobre os pais, in Ancona-Lopes, M. (org) Psicodiagnóstico: Processo de Intervenção, São Paulo, Cortez, 1998(2Ş ed).

YEHIA, G.Y., Proposta de uma técnica alternativa de supervisão de estágio para a formação de psicólogos, Dissertação de Mestrado, Psicologia Clínica, PUC-SP, 1983.

Publicado

2004-04-30

Cómo citar

YEHIA, G. Y. . (2004). Interlocuções entre o plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo. Estudos De Psicologia, 21(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6695