Metáforas e dependência química

Autores/as

  • José BAUS Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina SEARA
  • Carla Maria Wojcikiewicz CALDAS
  • Luana DESIDÉRIO
  • Nivaldo PETRY FILHO

Palabras clave:

metáfora, dependência química, racaída, recuperação

Resumen

Metáforas estão presentes no discurso de dependentes químicos participantes de grupos de ajuda mútua. Neste estudo, procurou-se identificar, através da análise do conteúdo do discurso de quatro participantes de um grupo de ajuda mútua de dependentes químicos, as metáforas relativas à dependência química e aos processos de recaída e de recuperação e suas relações com a teoria, implícita ou explícita, sobre dependência química, adotada por esses participantes. As entrevistas foram semi-estruturadas, gravadas e transcritas. Os resultados indicaram a presença de sete metáforas: duas acerca do processo de recaída, uma relativa ao processo de recuperação, duas acerca da dependência química e duas a respeito do grupo de ajuda mútua. Evidenciou-se uma congruência entre essas metáforas e o modelo de dependência química como doença crônica, nos moldes tradicionais do Alcoólicos Anônimos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALCOHOLICS ANONYMOUS. (1977). Viver Sóbrio São Paulo: Centro de Distribuição de Literatura de Alcoólicos Anônimos para o Brasil.

MOSER, K. S. (2000, June). Metaphor Analysis in Psychology Method, Theory, and Fields of Application [22 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 192). Available at: http://qualitative-research.net/fqs/fqs-e/2-00inhalt-e.htm

PICK, R. E. & BAUS, J. (1996). Análise de conteúdo de verbalizações de dois participantes de grupo de ajuda mútua de dependentes químicos relativas aos processos de dependência química e de recuperação. [Resumos] In: Anais da IV Semana da Pesquisa da UFSC, (p. 262). Florianópolis, SC: Imprensa Universitária.

VOSNIADOU, S. & ORTONY, A (eds) (1989). Similarity and analogical reasoning New York: Cambridge University Press.

Publicado

2002-12-31

Cómo citar

BAUS, J. ., SEARA, A. C. ., CALDAS, C. M. W. ., DESIDÉRIO, L. ., & PETRY FILHO, N. . (2002). Metáforas e dependência química . Estudos De Psicologia, 19(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6654