Metáforas e dependência química
Palabras clave:
metáfora, dependência química, racaída, recuperaçãoResumen
Metáforas estão presentes no discurso de dependentes químicos participantes de grupos de ajuda mútua. Neste estudo, procurou-se identificar, através da análise do conteúdo do discurso de quatro participantes de um grupo de ajuda mútua de dependentes químicos, as metáforas relativas à dependência química e aos processos de recaída e de recuperação e suas relações com a teoria, implícita ou explícita, sobre dependência química, adotada por esses participantes. As entrevistas foram semi-estruturadas, gravadas e transcritas. Os resultados indicaram a presença de sete metáforas: duas acerca do processo de recaída, uma relativa ao processo de recuperação, duas acerca da dependência química e duas a respeito do grupo de ajuda mútua. Evidenciou-se uma congruência entre essas metáforas e o modelo de dependência química como doença crônica, nos moldes tradicionais do Alcoólicos Anônimos.
Descargas
Citas
ALCOHOLICS ANONYMOUS. (1977). Viver Sóbrio São Paulo: Centro de Distribuição de Literatura de Alcoólicos Anônimos para o Brasil.
MOSER, K. S. (2000, June). Metaphor Analysis in Psychology Method, Theory, and Fields of Application [22 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 192). Available at: http://qualitative-research.net/fqs/fqs-e/2-00inhalt-e.htm
PICK, R. E. & BAUS, J. (1996). Análise de conteúdo de verbalizações de dois participantes de grupo de ajuda mútua de dependentes químicos relativas aos processos de dependência química e de recuperação. [Resumos] In: Anais da IV Semana da Pesquisa da UFSC, (p. 262). Florianópolis, SC: Imprensa Universitária.
VOSNIADOU, S. & ORTONY, A (eds) (1989). Similarity and analogical reasoning New York: Cambridge University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 José BAUS, Ana Carolina SEARA, Carla Maria Wojcikiewicz CALDAS, Luana DESIDÉRIO, Nivaldo PETRY FILHO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.