Análise de uma experiência de supervisão clínica

Autores/as

  • Helena Bazanelli PREBIANCHI
  • Mauro Martins AMATUZZI PUC-CAMPINAS

Palabras clave:

supervisão clínica, supervisando, modelos de supervisão

Resumen

Trata-se de uma análise qualitativa da experiência de um grupo de supervisão clínica, do curso de Psicologia da PUC-Campinas. O instrumento Versão de Sentido (VS) foi utilizado para estudar o processo de desenvolvimento do supervisando e a dinâmica da relação supervisor-supervisando, através da descrição da experiência do grupo em 7 encontros. Os resultados indicaram que houve estágios no desenvolvimento dos supervisandos e alterações correlatas no papel do supervisor, como proposto pelos modelos desenvolvimentistas de supervisão e pelo modelo da Abordagem Centrada na Pessoa. A flexibilidade do supervisor e sua habilidade em avaliar as necessidades dos supervisandos foram essenciais para o estabelecimento de uma relação produtiva de supervisão. As relações cliente-supervisando e grupo-supervisando influenciaram o processo de supervisão. O estudo sugeriu também, que a identidade profissional dos supervisandos não surgiu apenas como função da apreensão das técnicas psicoterápicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMATUZZI, M.M. (1993) – O uso da versão de sentido na formação e pesquisa em psicologia, Coletâneas da ANPEPP, 11-24.

BERNARD, J.M. & GOODYEAR, R.K. (1992) -Fundamentais of Clínical Supervision, Allyn & Bacon, Boston.

BUYS, R.C. (1987) -Supervisão de Psicoterapia na abordagem humanista centrada na pessoa, Summus Editorial, São Paulo.

CAMPOS, LF.L (1998) -Formação, Supervisão e Treinamento em Psicologia Clínica, EP.U., São Paulo.

FRIEDLANDER, M.L. & WARD, L.G. (1984) -Development and Valídation of lhe Supervisory Styles Inventory, Journal of Connseling Psichology, 31(4). 541-557.

HOLLOWAY, E.L. (1988) -Models of Counselor Development or Training Models for Supervision? Rejoinder to Stoltemberg e Delworth, Professional Psychology: Research and Pratice, 19(2); 138-140.

MOREIRA, V. (1997) -Supervision en Psicoterapia: Un Enfoque Fenomenológico Existencial, Revista Terapia Psicológica, Ano XV, Volume VI (4), nº 28, 93-99.

NEWMAN, A.S. (1981) -Ethical in the Supervision of Psychotherapy, Professional Psychology Reserch and Practice, 12(6): 690-695.

Publicado

2000-04-30

Cómo citar

PREBIANCHI, H. B. ., & AMATUZZI, M. M. . (2000). Análise de uma experiência de supervisão clínica. Estudos De Psicologia, 17(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6575