Análise funcional do comportamento

Autores/as

  • Maria Amélia MATOS USP

Palabras clave:

Análise do Comportamento, Análise Funciona, Behaviorismo Radical, Skinner

Resumen

A principal preocupação do analista comportamental é com o uso de unidades funcionais enquanto realizando uma análise do comportamento. As influências que levaram a essa postura são analisadas: um modelo de ciência das ciências naturais, um modelo evolucionista, um modelo empirista, e o modelo funciona lista causal de Mach. Coerentemente, sua análise do comportamento é basicamente uma análise do valor adaptativo desse comportamento em relação a seu meio ambiente. As implicações dessa opção para uma concepção de causalidade do comportamento são analisadas, especialmente tendo em vista as metáforas das relações constantes e das seqüências encadeadas. As limitações lingüísticas existentes são igualmente consideradas. Os passos básicos para uma análise funcional são descritos e então desmembrados em passos menores. Exemplos e estratégias da realização da análise funcional são apresentados, assim como referências para trabalhos de análise básica e aplicada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

HINELlNE,P. N. (1980) The language of behavior analysis: Its community, its functions, and its limitations. Behaviorism, vol.8, pp. 67-86.

JOHNSTON,J. M.& Pennypackewr, H. S. (1980) Strategies and tactics of human behavioral research. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

MALOTT, R. W., Whaley, D. L. & Malott, M. E. (1997) Elementary principies of behavior. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. 3ª edição.

MICHAEL, J. L. (1993) Concepts and Principles of BehaviorAnalysis. Kalamazoo, MI: Society for the Advancement of Behavior Analysis.

SIIDMAN, M. (1960) Tactics of scientific research. New York: Basic Books. Reimpresso em 1988, Boston: Authors Cooperative Inc.

SIDMAN, M. (1994) Equivalence relations and behavior: a Research story. Boston: Authors Cooperative Inc.

SKINNER, B. F. (1931) The concept of the reflex in the description of behavior. Journal of General Psychology, vol.5, pp. 427-458.

SKINNER, B. F. (1972) A lecture on 'having a poem'. Em Cumulative Record. New York: Appleton-Century-Crofts, pp. 345-355.

SKINNER, B. F. (1989) The initiating self. Em Recent Issues in the Ana/ysis of Behavior. London: Merril Publishing Co., pp. 27-33.

Cooper, L. J., Wacker, D. P., Sasso, G. M., Reimers, T. M. & Donn, L. K. (1990) Using parents as therapists to evaluate appropriate behavior of their children: application to a tertiary diagnostic clinic. Journal of Applied Behavior Analysis, vol. 23, pp. 285-296.

Cooper, L. J., Wacker, D. P., Thursby, D., Plagmann, L. A., Harding, J., Millard, T. & Derby, M. (1992) Analysis of the effects of tasks preferences, task demands, and adult attention on child behavior in outpatient and classroom settings. Journal of Applied Behavior Analysis, vol. 25, pp. 823-840.

Derby, K. M., Wacker, D. P., Sasso, G., Steege, M., Northup, J., Cigrand, K. & Asmus, J. (1992) Brief functional assessment techniques to evaluate aberrant behavior in an outpatient setting: asummary of 79 cases. Journal of Applied Behavior Analysis, vol. 25, pp. 713-721.

DuPaul, G. & Eckert, T. L. (1996) The effects of school-based interventions for Attention Deficit Hyperactivity Disorder: a meta-analysis. School Psychology Review, vo1.26, pp 5-27.

Northup, J., Wacker, D., Sasso, G., Steege, M., Cigrand, K., Cook, J. & DeRaad, A. (1991) A brief functional analysis of aggressive and alternative behavior in na outclinic setting. Journal of Applied Behavior Analysis, vol.24, pp.509-522.

Sasso, G. M., Reimers, T. M., Cooper, L. J., Wacker, D., Berg, W., Steege, M., Kelly, L. & Allaire, A. (1992) Use of descriptive and experimental analyses to identify the functional properties of aberrant behavior in school settings.Journal of Applied Behavior Analysis, vol. 25, pp. 809-821.

STAGE, S. A. & Quiroz, D. R. (1997) A metanalysis of interventions to decrease disruptive classroom behavior in public education settings. School Psychology Review, vol.26, pp. 333-368.

WACKER (1990) Use of functional analysis and acceptability measures to asses and treat severe behavior problems: An outpatient clinic model. Em A.C. Repp & N.N. Singh (Orgs.) Perspectives on the use of nonaversive and aversive interventions for persons with DD. Sycamore, IL: Sycamore Publishing CO., pp. 349-359.

Publicado

1999-12-31

Cómo citar

MATOS, M. A. . (1999). Análise funcional do comportamento. Estudos De Psicologia, 16(3). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6563