Fatores motivacionais na escolha de abordagens teóricas em psicologia clínica

Autores/as

Palabras clave:

Escolha profissional, formação de psicoteraeutas, psicologia clínica

Resumen

Este estudo teve como principal objetivo avaliar a possível influência da relação professor-aluno na escolha dos sujeitos por uma determinada abordagem psicoterápica. Foram sujeitos 50 alunos (10 homens e 40 mulheres) que estavam cursando o último ano da graduação em Psicologia em quatro Universidades diferentes. Todos os sujeitos foram determinados casualmente. Como instrumento, foram utilizados um questionário com 25 perguntas abertas e fechadas, abordando aspectos da relação professor-aluno. Uma escala tipo Likert foi também utilizada para avaliar a atitude dos sujeitos em relação a seus professores e seu enfoque psicoterápico. O procedimento foi constituído pelaaplicação individual do instrumento aos sujeitos. Os resultados demonstraram que os sujeitos atribuíram uma formação teórica e técnica desbalanceada,com forteênfase à psicanálise c com pouca tendência à abordagem comportamental-cognitiva.O relacionamento entre professor-alunofoi o elemento central na escolha da abordagem em razãode os sujeitos indicarem mais significativamente uma relação positiva com os docentes que ministram disciplinas de seus enfoques psicoterápicos do que em docentes de outras propostas. A principal vantagem da terapia comportamental­ cognitiva foi indicada quanto à sua eficácia e seu valor científico. Já a teoria psicanalítica foi mais associada a fatores de segurança pessoal, reconhecimentosocial e o trabalhocom o inconsciente. Os resultados refletem parcialmente a literatura.

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Publicado

1996-04-30

Cómo citar

Campos, L. F. de L., Souza, K. C. C., Catão, E. C., & Campos, P. R. (1996). Fatores motivacionais na escolha de abordagens teóricas em psicologia clínica. Estudos De Psicologia, 13(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12257